No dia 12 de abril de 1915 iniciou-se as aulas do primeiro curso de Biblioteconomia do Brasil. Cem anos depois, é um bom momento para se falar sobre a história dessa disciplina.

O Sol não reconhecia o poder que emanava dele; não conseguia sentir o Universo em sua imensidão. Ele não compreendia a Via Láctea como um lugar de infinitos. O Rei Dourado disparava raios flamejantes o tempo todo, impondo a si mesmo o caminho da solidão.

Uma mudança de paradigma em matéria de transparência pública

No próximo 24 de maio de 2015 a Lei 12.244, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares no Brasil, completará cinco anos. A realidade aponta para poucos avanços por parte do poder público para atender o que determina a referida lei.

A estética do embrutecimento

Nada é tão novo como se pensa

No estado do Rio, apenas 18% das escolas possuem bibliotecas. Em muitas destas, além da falta de espaço, há também a falta de um bibliotecário atuando. E quando há espaço este geralmente é transformado em espaços de leitura os quais, infelizmente, são pouco utilizados pelos professores das instituições

Por que cursar Biblioteconomia e ser bibliotecário(a)?

Vivian Fraga e sua luta por um espaço de leitura na escola

Nascidos das mãos e da mente de um autodidata, os bonecos gigantes de Olinda, Pernambuco, fazem parte de uma cultura mais que difundida, muito embora poucas pessoas conheçam sua origem.