Uma fanpage muito interessante é a intitulada “Arquivista da depressão”.  É muito divertida e nos traz informações relevantes sobre fatos absurdos envolvendo a profissão. Para quem não está familiarizado, uma fanpage é uma …

Uma política que encontramos nos grandes portais (seja para compras ou empresariais) e redes sociais é baseada no controle informacional e analise dos perfis dos usuários a fim de traçar estratégias para mantê-los …

A relação entre o que se produz e se aplica nas áreas do conhecimento vinculadas ao campo da informação

Um tema bastante recorrente ao longo dos últimos anos, devido ao avanço das tecnologias de informação e ao aumento da produção científica no país, são os repositórios institucionais. Estes são sistemas de informação …

Questionaram no facebook por que não se realizam rolezinhos nas bibliotecas públicas brasileiras, e essa é uma excelente questão. O que costumamos encontrar é a ideia de que as bibliotecas existem para oferecer às …

Atuar com a comercialização de livros de segunda mão (além de gerar prazer para os apaixonados por esse suporte), pode representar uma alternativa para o desenvolvimento econômico de pequenas cidades. São os chamados …

Uma das grandes virtudes na gestão de uma biblioteca é fazer com que o usuário perceba o valor da informação. Não apenas da informação em si, mas a significação material do recurso utilizado. …

RIO – A Biblioteca Comunitária Visconde de Sabugosa está localizada no bairro do Jardim Catarina em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Idealizada pelo pedreiro Carlos Luiz Leite há dez …

Recentemente muitas discussões, pré-julgamentos, estereótipos e até mesmo bandeiras padronizadas estão sendo levantados a respeito dos “rolezinhos” realizados em alguns shoppings centers de metrópoles brasileiras. Essa situação reflete, por um lado, a carência …

“Não existe pecado abaixo da linha do Equador” ou “Abaixo do Equador, tudo é permitido”. Munidos dessa ideia, os aventureiros europeus do século XVI se lançavam ao mar, enfrentando seus perigos, para desembarcar …