A Editora Malê lança o livro Carolina: uma biografia, do jornalista e crítico literário Tom Farias, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o lançamento será no dia 15/03 (quinta-feira), a partir das 18 horas, na Casa das Rosas.
Na ocasião o autor vai participar de um bate-papo sobre a vida e a obra da biografada, das 18h às 19h. No Rio de Janeiro, o lançamento será na Livraria da Travessa, em Ipanema, a partir das 19 horas.
A biografia apresenta a complexa trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus. Da infância pobre, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, passando pelas cidades em que peregrinou na juventude em busca de trabalho e de diagnóstico e cura para uma doença nas pernas, até sua chegada a São Paulo, onde se instalou na favela do Canindé.
Detalha não somente sua relação com os filhos e o momento de ascensão, devido ao sucesso editorial do livro Quarto de despejo, mas também, o declínio em razão do desinteresse do mercado editorial e dos leitores em relação às suas publicações posteriores, o que, acrescido da sua personalidade forte e das barreiras sociais, levou a escritora retornar à mesma condição de pobreza em que viveu boa parte da sua vida.
A edição de “Carolina: uma biografia” dá prosseguimento aos objetivos da Editora Malê de promover a diversidade na literatura brasileira.
Serviço
Lançamento de “Carolina: uma biografia”
15/03, 18 horas.
Local: Casa das Rosas. Av. Paulista, 37 – Paraíso, São Paulo.
20/03, 19 horas.
Local: Livraria da Travessa – Ipanema. R. Visconde, de Pirajá, 572 – Ipanema
Dados do livro:
Título: Carolina: uma biografia
Autor: Tom Farias
Assunto: Biografia – Escritoras brasileiras
ISBN: 978-85-92736-24-8
Idioma: Português
Formato: 16 x 23
Páginas: 402
Ano de edição: 2017
Edição: 1ª
Preço de capa: R$72,00
*Lançamento em 15/03/2018
Sobre o autor
Tom Farias
Tom Farias, carioca, é jornalista, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. É autor de 11 livros, entre biografias, romance e ensaios literários. Dos seus livros publicados, constam “Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil”, e “José do Patrocínio: a imorredoura cor do bronze”. Como crítico literário, escreveu nas revistas “Veja”, “Poesia Sempre” (BN), “Ô Catarina” (SC), “Raça”, nos cadernos “Ideias”, do Jornal do Brasil e “Prosa & Verso”, de O Globo, onde ainda escreve.
Finalista do Prêmio Jabuti (2009) recebeu o prêmio “Sílvio Romero”, da Academia Brasileira de Letras, “Medalha Honra ao Mérito”, do Governo do Estado de Santa Catarina, e a “Medalha Cruz e Sousa”, da Câmara Catarinense do Livro, entre outros. No audiovisual, colaborou no filme “Cruz e Sousa: o poeta do desterro”, de Sylvio Back e no programa “Espelho”, com Lázaro Ramos. Participou de documentários sobre a vida de José do Patrocínio e Justina Maria do Espírito Santo, mãe do tribuno.