O bibliotecário Juan Sobrino, da Biblioteca Municipal de Soto del Real, Madrid, Espanha, foi incluído na lista da Forbes “Os 100 espanhóis mais criativos no mundo dos negócios” por ter criado o programa “Contos por telefone”. Nesta lista estão nomes como o ator e diretor Antonio Banderas, a poetisa Elvira Sastre ou os chefs e empresários Dabiz Muñoz e José Andrés. Junto com este último aparece o bibliotecário Sobrino na categoria “Empreendedorismo Social”.

Os 100 homens e mulheres desta lista mostraram que a imaginação, aplicada aos negócios, é uma fonte de empreendedorismo imparável para resolver os problemas do presente e desenhar as soluções para o futuro. A criatividade é mais necessária do que nunca. É por isso que a agora tradicional lista de espanhóis criativos está repleta de pessoas que se mobilizaram rapidamente para oferecer soluções para a pandemia, tornar a vida mais fácil para as pessoas e deixar claro o enorme potencial disponível para enfrentar os desafios.

A iniciativa “Contos por Telefone” foi lançada com o objetivo de combater o isolamento social dos idosos através da leitura de livros por telefone durante o período de reclusão. Junto com seu companheiro Manoli e os leitores voluntários, eles criaram uma rede de leitura por telefone para o acompanhamento, entretenimento e fuga do tédio dos idosos, seja os que estejam em casa, seja os que estão em asilos.

Os livros têm um poder curativo, especialmente no meio de uma pandemia. É por isso que Juan Sobrino, chefe da Biblioteca Municipal de Soto del Real, criou o projeto “Contos por Telefone”, para combater os problemas decorrentes do isolamento social dos idosos que viviam sozinhos ou residiam em regime de internação. Até a presidente da Comissão Europeia destacou o excelente trabalho desta iniciativa.

A premiada e a reconhecida Biblioteca Municipal de Soto del Real

A Biblioteca Municipal Pedro de Lorenzo de Soto del Real habituou-nos a grandes prémios e reconhecimentos. Bastaria olhar para trás para ver como conquistou o prêmio da sexta edição “Biblioteca pública e compromisso social”, pelo projeto “Vou te fazer uma história de vida”, ou como obteve o reconhecimento por parte de Ursula von der Leyden, Presidente da Comissão Europeia, pela iniciativa na qual o seu bibliotecário passou a figurar como um dos espanhóis mais criativos.

“Espanto, descrença, perplexidade, orgulho e uma estranha sensação de deslocamento foram algumas das emoções que me encheram a cabeça quando me disseram que o meu nome havia sido incluído, por tão prestigiada publicação, na lista de #Los100MásCreativos na Espanha, junto com personalidades muito relevantes da nossa sociedade. Ao me incluir na iniciativa #cuentosporteléfono, a equipe da Forbes também está fazendo isso a todas as pessoas que tornam o projeto possível: meu colega Manoli, a Câmara Municipal de Soto del Real, os leitores voluntários, o pessoal dos asilos e, claro, os idosos, pois sem eles nada disso faria sentido. Gostaria também que esta seleção servisse para avaliar o trabalho diário realizado pelos meus colegas de outras bibliotecas, que suprem a escassez de recursos com criatividade, entusiasmo e talento. Parabéns aos demais citados na lista e um grande obrigado a @Forbes por dar uma olhada no nosso projeto, uma honra.”

*Publicado originalmente no site do Julián Marquina sob o título Un bibliotecario es incluido en la prestigiosa lista Forbes de los españoles más creativos” | Tradução: Chico de Paula

Comentários

Comentários