Do G1 ES
Com o objetivo de fazer os livros circularem por lugares que não têm biblioteca, o projeto Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades vai inaugurar, nesta quinta-feira (22), a segunda estante em aldeias indígenas de Aracruz.
A aldeia beneficiada será a Comboios, de origem Tupinikim, localizada no distrito de Riacho, a 38 km da sede de Aracruz. O lançamento do projeto será no dia 22 de outubro, mas as atividades e oficinas terão início no dia 20.
De acordo com dados da Prefeitura de Aracruz, existem atualmente nove tribos indígenas, sendo quatro Guaranis e cinco Tupinikins.
Estante Livre
O projeto Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades visa disseminar a literatura e a cultura em pequenas comunidades de até cinco mil habitantes no interior do Espírito Santo.
As estantes são instaladas nas comunidades e permanecem abertas 24 horas por dia, sete dias por semana, e os leitores escolhem o livro e levam para casa sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário, devolvendo-o assim que finalizar a leitura.
Ao todo, são disponibilizadas mais de 300 obras de diferentes gêneros literários em cada estante. No total, o projeto já viabilizou a implantação de dez estantes em comunidades do estado.
Serviço
Lançamento do projeto “Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades”, na aldeia Tupinikim Comboios
Data: 22 de outubro, quinta-feira
Horário: 8h
Local: Aldeia Tupinikim Comboios, localizada no Distrito do Riacho, a 38 km de distância da Sede de Aracruz.