Há alguns anos aprendi que a má política se chama politicagem e que os maus políticos se chamam politiqueiros. Pois bem, politicagem e politiqueiros é o que mais existe neste país. O resultado …

A vinda do Papa Francisco ao Brasil deixou lições valiosas de humildade, fé e fraternidade. Valores esses que estão cada vez mais esquecidos pela sociedade contemporânea. Na chegada ao Rio de Janeiro, o …

RIO – Durante a realização do III Seminário de Estudos da Informação, realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), o professor Antônio Hernández Pérez, do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação, da Universidade …

A necessidade por informação é algo que faz parte da subsistência humana em sociedade. Além disso, a grande importância tomada pela informação nos últimos tempos, aliada a “pressão” global de uma economia voltada …

“Que me perdoem, se insisto nesse tema*”…, mas me sinto na obrigação de apontar e instigar sobre o problema das bibliotecas públicas fechadas em diversas cidades do Brasil, especialmente agora que ainda está …

Tenho muito pouco tempo para escrever este texto porque meu tempo neste momento se resume em limpar casa, sair para comprar móveis que só vão chegar daqui a um mês, cuidar de coisas …

O que mais nos surpreenderá é nosso grau de dependência do que a Máquina [Super Computador Mundial] sabe sobre nós e sobre o que queremos saber. Já achamos mais fácil procurar nos lembrar …

RIO – Profissionais de ramos distintos, Luciano Cezareto e José Lavaquial se dedicam atualmente a um tipo de negócio pouco explorado pelo mercado: o gerenciamento da informação. Cezareto e Lavaquial  são, respectivamente, diretor de marketing e …

Na história da humanidade, a informação foi desenvolvida sob diversas óticas, seja na ciência, seja no cotidiano social. O surgimento científico-institucional de disciplinas como a Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, além do campo da …