34
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A dissertação de mestrado de Marielle Franco, vereadora e ativista de direitos humanos assassinada esta semana no Rio juntamente com o seu motorista Anderson Gomes, se encontra disponível no repositório institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF).

Em sua dissertação de mestrado, intitulada “UPP – a redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro”, Marielle já avaliava que o modelo de segurança pública do Rio reforça o chamado Estado Penal, com foco na repressão dos mais pobres.

“O Estado Penal, pelo discurso da insegurança social, aplica uma política voltada para repressão e controle dos pobres. A marca mais emblemática deste quadro é o cerco militarista nas favelas e o processo crescente de encarceramento, no seu sentido mais amplo. As UPPs tornam-se uma política que fortalece o Estado Penal com o objetivo de conter os insatisfeitos ou ‘excluídos’ do processo, formados por uma quantidade significativa de pobres, cada vez mais colocados nos guetos das cidades e nas prisões”, afirma a dissertação.

A dissertação de mestrado de Marielle está no repositório institucional da UFF. Foto: reprodução

O trabalho foi defendido em 2014 na UFF (Universidade Federal Fluminense), no programa Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

Para acessar o trabalho basta acessar o site do repositório (clique aqui para acessar), colocar o nome da autora ou o título da publicação no campo de busca e pronto. O trabalho vai aparecer nos resultados. Daí é só clicar sobre ele e baixar o arquivo que está em PDF.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Bibliotecários lamentam a morte da vereadora Marielle Franco

Próximo post

Santos e amigos