Por Monica Macabu, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

Acreditando no potencial da construção coletiva é formada a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) com representação nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. A Rede atua para promover ações de incentivo à leitura e à literatura como um direito humano. A RNBC cresce com os objetivos de democratizar o acesso às bibliotecas e à cultura literária, além de articular a manutenção, o reconhecimento e a sustentabilidade de bibliotecas comunitárias, influenciar e construir políticas públicas do livro e da leitura no Brasil. O Instituto C&A oferece apoio técnico e financeiro à Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias,que está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará.

Histórico da RNBC

A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias surgiu como um desdobramento natural da organização em rede de bibliotecas comunitárias em várias cidades do país. Esses espaços de leitura, mantidos por instituições sociais e culturais em áreas de periferia das regiões metropolitanas, passaram a atuar em rede a partir de 2009 dentro de uma ação de apoio e incentivo à leitura: o Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A.

Com esta atuação coordenada e coletiva, as bibliotecas comunitárias ganharam protagonismo e liderança na construção de políticas públicas da área do livro e leitura. As experiências de troca e aprendizagem, proporcionadas pelo Programa Prazer em Ler, mostraram a necessidade de dar amplitude nacional ao que já era realidade em diversos locais do país.

Acesse também a página no Facebook da RNBC: www.facebook.com/redenacionaldebibliotecacomunitaria.

Visite e conheça as ações da Rede Nacional: www.rnbc.org.br.

 

Comentários

Comentários