No próximo dia 18 de setembro de 2021, Gabriel Sanpêra, autor do recém publicado “A ossada de um moleque” (Editora Oríkì, 2021) estará compartilhando dicas para escrita a partir de fotos e outros recursos digitais, tal qual seu processo criativo para esse livro e também dicas de ferramentas para apoiar ou mesmo documentar o processo criativo.

A “Oficina Processo Artístico e Documentação com Ferramentas Digitais” ocorre no sábado, de 17h às 19h, no formato on-line, pela plataforma zoom. Com produção da própria Oríkì, as inscrições acontecem até a véspera, pelo site da editora (clique aqui para se inscrever). Os compradores do livro possuem desconto na oficina. As vagas são limitadas.

Durante serão abordadas ferramentas para trocas de forma coletiva, voltada para descobertas, para como trabalhar melhor com outros artistas e quais ferramentas podem ser utilizadas para apoiar os processos artísticos. Na experimentação das formas e formatos, poeticamente proseando com o leitor, Sanpêra brinca de escrever muito a sério sua mensagem em seus livros.

“Meu processo de criação envolveu um resgate de memórias e fotos antigas de minha avó que tinha como tradição fazer anotações atrás dos retratos. Meus contos nascem dessa inspiração, nestas imagens e textos breves, no entanto, carregados de significados e representações de uma cultura”, conta o escritor.

Sobre o livro

“A ossada de um moleque é sobre o ato estético-político de tomar posse da adversidade e, a partir dela, criar. É expressão de saberes que reatam o elo ancestral com a linha vibrante da vida”, explica Simone Ricco, Mestra em Letras/Literaturas Africanas, Educadora Antirracista, Articuladora Cultural, Escritora e quem assina o texto de apresentação do livro.

Sobre o autor

Gabriel Sanpêra tem 23 anos e nasceu em Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. Atualmente vive em São Paulo, onde atua como escritor e roteirista. Eternizou seu bairro, Vista Alegre, em Barra Mansa, em seu primeiro livro, “Fora da Cafua” (Editora Urutau, 2018), que foi premiado e faz parte do acervo de literatura na Universidade de Buenos Aires.

Gabriel estuda Comunicação e Tecnologias e facilita processos de cocriação remota. É também autor do roteiro do curta “Baldes”, adaptado para o trabalho do diretor Thiago Rocha, também de Barra Mansa-RJ. Ele escreve e performa sobre si, sobre os seus, sobre o cotidiano de corpos que existem, amam, lutam, sorriem em diáspora.

Serviço

Evento:
Oficina Processo Artístico e Documentação com Ferramentas Digitais 

Mediador: Gabriel Sanpêra

Organização: Oríkì Editora e Produtora Cultural

Local: Formato on-line ao vivo, plataforma zoom

Data: 18/09/2021

Horário: 17h às 19h

Valor: R$20,00

Inscrições: https://oriki.com.br/oficina-sanpera

Contato: orikieditora@gmail.com

Comentários

Comentários