A Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania lançou a sétima edição do Edital Culturas Populares, que tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade as atividades de cultura popular do Brasil. Ao todo serão destinados o valor de 5 milhões para 250 iniciativas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de agosto, via internet ou caixa postal.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entre as manifestações da cultura popular brasileira estão a Literatura de Cordel, Frevo, Jongo, Tambor de Crioula, Cocos do Nordeste, entre outros. A edição de 2019 do Edital Culturas Populares vai homenagear, Vitor Mateus Teixeira, popularmente conhecido como Teixeirinha ou o “Rei do Disco”, um cantor, compositor e ator brasileiro considerado um dos ícones da música tradicionalista do Rio Grande do Sul.
O edital possibilita ainda a construção e afirmação de novas identidades, que evidenciam o novo lugar social que esses criadores buscam afirmar, ao mesmo tempo em que preservam seu legado cultural, o qual uma vez inserido às novas linguagens que surgem para além de sua respectiva comunidade, se afasta a possibilidade de seu esquecimento.
Na edição de 2019, as iniciativas individuais serão premiadas em R$ 20 mil cada. Os prêmios estão divididos em: 150 iniciativas de Mestres e Mestras (pessoas físicas); 90 iniciativas de pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural expressa em seu estatuto, já reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva; e 10 inciativas de pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural expressa em seu estatuto, já reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva e que comprovem ações em acessibilidade cultural.
Já foram realizadas seis edições anteriores, com aproximadamente 11 mil inscritos e mais de 2 mil iniciativas premiadas, com recursos R$ 28,7 milhões distribuídos nas cinco regiões do País. Para realizar inscrição clique aqui.