RIO – O sentido dicionarizado do termo restaurar remete ao ato de reparar, restabelecer e ainda reintegrar ou pôr no estado primitivo. É certo que o visitante de um museu, arquivo ou biblioteca …

Os livros são para ler. A cada livro o seu leitor. A cada leitor o seu livro. Poupe o tempo do leitor. A biblioteca é um organismo em crescimento. (Sirkali Ramamrita Ranganathan)   …

RIO – Como a maioria dos bibliotecários, Almeida Júnior caiu de paraquedas na Biblioteconomia: “Fui fazer Biblioteconomia por acaso. Não sabia exatamente o que era”. Recentemente no Rio onde participou do Encontro Nacional de Educação …

Cinderela provavelmente não era loira e A Bela e a Fera não era exatamente uma história para crianças pequenas. Quando criados, os chamados contos de fadas eram histórias cruas, sem medo da verdade, …

Um dado bastante significativo das bibliotecas públicas suecas é a atenção para com as minorias linguísticas

É isso o que esse texto é. Diz-se que em tempos hipermodernos tudo é líquido: as relações pessoais, a relação profissional, o tempo que dispomos para o descanso, o modo como buscamos e …

Rio – Especialista comenta a importância do domínio teórico-metodológico nas atividades de restauração de Bens Culturais.   Thiago Cirne: Que tipo de preocupação se deve ter no processo de restauro de uma obra? …

Em seu contexto histórico, a Biblioteconomia possui uma herança social e política desde o seu nascimento com o intuito de fundamentar uma área do conhecimento humanístico-social no processo de atuação das bibliotecas. Os …

Pensar o que é a Biblioteconomia em termos técnicos, científicos, profissionais ou acadêmicos demanda uma série de reflexões que extrapolam as possibilidades atribuídas a este texto. Porém, é pertinente ressaltar que a aventura …

O contexto contemporâneo caracteriza-se por ser marcado por um processo de transição paradigmática, ao nível social, cultural, econômico e político. A biblioteca, que tem como matéria prima a informação, encontra-se também no processo de …