As comemorações pelos 70 anos da Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto (BMJVS), da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), serviram como espaço de reflexão sobre a atuação dos serviços de informação no estado. No último dia 26 aconteceu o 1º Encontro de Unidades de Informação Jurídica do Estado do Rio de Janeiro – EUNIJUR, com a coordenação dos bibliotecários da instituição.

O evento teve como tema “Ações, Metas e Desafios”, com uma proposta de debater questões comuns entre os serviços de informação (bibliotecas, centros de documentação e arquivos jurídicos) de órgãos públicos. Bibliotecários e arquivistas discutiram temas relevantes em apresentações que duraram cerca de 20 minutos.

As palestras retrataram um pouco do dia a dia das instituições, incluindo missão e objetivos de cada unidade, atividades, produtos e serviços oferecidos, desafios, e propostas para resolução de problemas.

Profissionais da informação debateram temas comuns a todos durante o EUNIJUR. Foto: Thiago Cirne / Divulgação

Segundo Alessandra Oliveira, bibliotecária-chefe da BMJVS, a ideia nasce da necessidade de reunir os órgãos estaduais jurídicos para uma troca de ideias. “É importante conhecer os profissionais para que possamos nos auxiliar mutuamente, melhorar os pontos fracos e compartilhar os pontos fortes”, analisou.

Após o encontro as comemorações tiveram continuidade no auditório da PGE-RJ com palestras, exibição de um documentário sobre a história da biblioteca e uma homenagem à Lucia Lefebvre Fisher, que teve grande destaque no serviço público atuando como bibliotecária da BMJVS.

O que se percebeu entre os profissionais que estiveram presentes nesta primeira edição do EUNIJUR foi o desejo em comum, no sentido de que o encontro se torne um evento anual, ampliando seu alcance entre os profissionais de informação do estado. Ao que tudo indica, esta iniciativa parece próxima de se concretizar.

Comentários

Comentários