A OMS definiu que entre 2020 e 2030 se experimentará a década do envelhecimento saudável. E é preciso falar sobre isso. Segundo a médica geriatra Karla Giacomin, vice-presidente do Centro Internacional de Longevidade, as metas desse período são garantir saúde, melhorar a capacidade de agir na comunidade e no próprio cuidado e ter qualidade de vida.

Segundo ela, que participará da live ‘Contribuições da leitura para o envelhecimento saudável’, na Jornada da Leitura 6.0, é muito importante levar em conta o momento atual. “O distanciamento social nos impõe muitas mudanças na nossa rotina e o livro é uma ótima companhia”, diz.

Para o coordenador do programa USP 60+, o médico Egídio Dórea, que também estará no evento, na live ‘Os benefícios da leitura para a saúde na mente no envelhecimento ativo’, somente através do aprendizado continuado, da leitura e aquisição de novas habilidades e competências consegue-se envelhecer com saúde.

“A leitura amplia os horizontes, desperta novos interesses e nos faz refletir sobre os nossos propósitos, o que é fundamental no envelhecimento saudável, e sobre o nosso papel no mundo”, completa ele.

Durante três dias, entre 7 e 9 de abril, a Jornada da Leitura 6.0 terá conversas e saraus imperdíveis com a participação de especialistas e personalidades acima de 60 anos que vão relatar suas experiências com a leitura literária antes e durante a pandemia. O evento, que é uma iniciativa do Observatório do Livro e da Leitura, acontecerá das 16 às 18h15 e será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube.

“A leitura literária pode funcionar como um santo remédio para o cérebro humano e mesmo para lidar com problemas como a ansiedade e a depressão e outras questões emocionais, principalmente em tempos de isolamento social”, afirma o presidente do Observatório do Livro, Galeno Amorim, que diz que a iniciativa também vem promovendo a inclusão digital dos idosos.

Os membros dos clubes podem tanto se inscrever individualmente como participar dos grupos formados em instituições de longa permanência de idosos que aderiram ao projeto. Resultado de uma parceria com o Fundo Estadual do Idoso e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, a ação tem o patrocínio das empresas Americanas, Metso, Uol, GetNet, Bic, Nitro Química, Deloitte, Raízen, Bayer e Sotreq; e o apoio de Tocalivros, Recode, Fundação Demócrito Rocha, Frente Nacional de Prefeitos e das empresas Foroni e Consigaz.

Serviço

Evento: Jornada de Leitura 6.0

Quando: De 7 a 9 de abril de 2021, das 16 às 18h15

Onde assistir: Facebook e Youtube

Inscrição: http://bit.ly/observatorio-do-livro-jornada-leitura-60

Comentários

Comentários