Do G1 Triânuglo Mineiro

A Câmara Municipal de Uberaba, aprovou, nesta segunda-feira (8) a lei 12.541, que institui o Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL). O Plano consiste em propostas estratégicas, aprovadas em Conferência Pública, para o planejamento, apoio, articulação e execução de ações permanentes de Educação e Cultura, direcionadas para o fomento do acesso ao livro e à prática da leitura entre os cidadãos.

As metas, objetivos e ações do PMLL foram aprovados durante a Conferência Municipal do Livro e da Leitura, que aconteceu em 24 de maio, com a participação do poder público municipal e estadual e de instituições do terceiro setor, de ensino, sindicatos, clubes de serviço e outros representantes da comunidade uberabense.

Um dos objetivos do plano  é viabilizar o acesso democrático ao livro e à leitura, respeitando os tipos de deficiência, as diferentes etnias, classes sociais, faixas etárias e nível de escolaridade, as opções religiosas diversas, assim como as identidades de gênero e de cultura.

A vice-presidente da Comissão Executiva do PMLL, Ivanilda Barbosa, que participou da votação, comentou a importância do projeto. “O PMLL tem princípios e diretrizes para o planejamento de ações governamentais e distribuição de recursos que devem assegurar o direito de acesso ao livro e à prática da leitura por diversas pessoas e coletividades em Uberaba”, afirmou.

Na quarta-feira (10), a Comissão Executiva apresentará o PMLL para convidados, alunos, professores, representantes de instituições, para que possam, a partir de 2017, conceberem seus projetos, incluindo o Plano. A apresentação acontecerá no Pátio Cultural da Biblioteca Municipal, às 19h, e é aberto à comunidade.

Comentários

Comentários