Três títulos da Editora Malê, parceira da Biblioo, estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio da literatura brasileira. Na categoria contos, a distinção foi para o livro “Rua do escritor: crônicas sobre leitura”, de Henrique Rodrigues. Na obra, Henrique aborda diversos aspectos que compõem a vida literária de um escritor na atualidade, revelando e valorizando detalhes que costumam passar despercebidos ao longo das leituras.
Por meio da alegoria da rua, o livro se insere na tradição da crônica carioca, buscando também desvelar a poesia escondida nas diferentes camadas sociais urbanas. Henrique é gestor de projetos literários e autor de diversos livros em prosa e poesia, com destaque para o romance “O próximo da fila”.
Na categoria ciências sociais, “Literatura negra-feminina: a poesia de Conceição Evaristo, Lívia Natália e Tatiana Nascimento” está na lista dos finalistas. Heleine é professora, poeta e doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No livro, Heleine aborda as escrevivências de três poetas afro-brasileiras e faz emergir reflexões sobre o conteúdo estético como pulsão de vida e resistência de mulheres negras.
Já na categoria romance de entretenimento, o livro que figura na lista dos finalistas é “Velhos demais para morrer”, de Vinícius Neves Mariano. Vinícius é publicitário e venceu com esta obra o Prêmio Malê de Literatura, ação voltada para estimular a ampliação da presença de novos autores negros na cena literária.
O romance é uma distopia e aborda de forma alegórica a imposição antienvelhecimento da sociedade atual. Dialogando, mesmo que intuitivamente, com conceitos como necropolítica, o autor cria uma narrativa emocionante, que se passa em uma sociedade ficcional onde a luta desesperada contra os efeitos da passagem do tempo pauta os que devem viver e os corpos que são matáveis.
A Editora Malê foi fundada em 2015 pelo bibliotecário Vagner Amaro e o professor de literatura Francisco Jorge com o objetivo de ampliar a diversidade no campo literário. A Editora vem desenvolvendo projetos editoriais voltados para a valorização da autoria, cultura, história e literatura negra. Desde 2016, matém uma parceria com a Biblioo para a produção de conteúdos e divulgação novos autores e publicações afrobrasileiros(as).