0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Sem a possibilidade de se chamar a atenção dos tomadores de decisão no âmbito do poder público, provavelmente se testemunharia poucas ações no que se refere às políticas públicas nas áreas de livro, leitura e bibliotecas. Em função disso, diversas cidadãs e diversos cidadãos têm se mobilizado em torno dessa questão, como são os casos das bibliotecárias Cida Fernandez e Gilvanedja Mendes, além do bibliotecário Ricardo Queiroz, convidados desta live na Biblioo.

Cida Fernandes é bibliotecária formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é responsável pelo Programa Direito à Leitura, do Centro de Cultura Luiz Freire, assessora do Programa Prazer em Ler (PPL) e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Integra o Grupo de Pesquisa “Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática” (GPBP) da UNIRIO. Participou da criação do Fórum Pernambucano em defesa das bibliotecas, livro, leitura e literatura, do qual é uma das gestoras. Integrou o grupo executivo que elaborou o documento base para a construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de PE em fase final de aprovação na ALEPE.

Gilvanedja Mendes é pernambucana, bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), licenciada em pedagogia ( UPE), especialista em Recursos Humanos para Educação (Fafire) e em Gestão Cultural (UFBA), mestra em Ciência da Informação (UFPE). Foi diretora da Biblioteca Popular de Afogados (Recife/PE), assessora de Literatura na Secult/PE e atuou junto ao Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura defendendo as políticas públicas para o segmento e na elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB/PB).

Ricardo Queiroz é formado em biblioteconomia e documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), mestre em Ciência da Informação pela ECA – USP, atua em biblioteca pública há 25 anos (gestão, atendimento e mediação de leitura). Integrou o grupo de trabalho que alaborou o Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB/SP) da cidade de São Paulo. Ministra cursos de formação sobre estes temas por todo o Brasil. É colaborador permanente da Biblioo.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

A utopia prossegue, mesmo nesses tempos de tantos vazios

Próximo post

SOS Cinemateca Brasileira