0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O livro parece estar sempre ameaçado. A chegada de novos meios de informação (especialmente a internet, mas é uma história que vem desde o cinema), além de sucessivas crises econômicas, sociais e editoriais no Brasil… Tudo parece sempre conduzir ao apocalipse em que o livro acabará. Na verdade, porém, quem está diariamente atuando neste meio não tem medo disso.

É o que prova a mesa de debate que a BDB Cultural transmite em suas redes sociais no dia 23, às 19h, em celebração ao Dia Mundial do Livro. Participam do evento André Calgaro (Narratix), Leandro Teles (Livraria Leitura), Leonardo Neto (Publishnews) e Vitor Tavares (CBL), cada um deles representando uma fatia distinta do mercado, mas dividindo a mesma visão: o livro como um todo e mesmo o objeto livro, físico, retangular, ele ainda tem muito futuro pela frente.

Esse tema será discutido pelos quatro na mesa redonda “O futuro do livro e o livro no futuro”. Com mediação de Victor Tagore Alegria, curador de literatura da BDB Cultural, o evento pretende desmistificar ideias como as de que o e-book acabará com o livro e vai trabalhar com ameaças mais concretas, como as dificuldades de recuperar leitores que abandonaram o hábito de ler. Para todas as dificuldades, porém, eles parecem enxergar soluções e veem um futuro brilhante para a edição de livros no país.

Sobre os convidados

André Calgaro é fundador e CEO da Narratix, uma produtora e editora de audiolivros especializada na adaptação de obras literárias para o formato de áudio, criada em 2019. É produtor, narrador e engenheiro de áudio com mais de uma década de experiência no mercado de livros. Além de ser também um pesquisador do universo de áudio digital e de áudio entretenimento.

Leandro Teles Corrêa é sócio e diretor comercial da Livraria Leitura.

Leonardo Neto é jornalista e, desde 2014, é editor-chefe do PublishNews, portal de informações e de notícias sobre o mercado editorial brasileiro. Em 2019, compôs o júri do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Em 2020, publicou o livro “100 nomes da edição no Brasil” (Oficina Raquel), que perfila cem editores que fizeram a história da indústria editorial no país.

Vitor Tavares é um dos fundadores da distribuidora e livraria Loyola, especialista na distribuição de livros teológicos, filosóficos e de educação. Em 2021, Vitor foi reeleito para a presidência da Câmara Brasileira do Livro (CBL), cargo que ocupa desde 2019.

Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2021

-Mesa de debates especial celebra o Dia Mundial do Livro com o tema “O futuro do livro e o livro no futuro”. Evento contará com participações de André Calgaro (Narratix Audiolivros), Leandro Teles (Livraria Leitura), Leonardo Neto (Publishnews) e Vitor Tavares (CBL).

23/04 – Transmissão no Facebook e no YouTube da BDB Cultural, às 19h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram – @bdbcultural

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Refazendo imagens, construindo narrativas

Próximo post

Ler se aprende na escola e a prática da leitura se adquire em casa