- Este evento já passou.
Cine Vila: Sessão Elas
23/03/2017 | 19:00 - 22:00
Com o coração cheio de saudade e vontade de colocar cinema na rua, o Cine Vila retorna a Praça Tobias Barreto com uma curadoria triunfante e digna da primeira sessão de 2017, que vai rolar na quinta, dia 23/03, de 19h às 22h.
Exibiremos o belíssimo documentário Corpo Manifesto, dirigido por Carol Araujo, e o super premiado Olmo e a Gaivota, de Petra Costa e Lea Glob, que inspirou a campanha #meucorpominhasregras.
Pós sessão, a roda de conversa na praça contará com as presenças deCintia Sanmartin, professora e pesquisadora do PPGCOM UERJ, e deCamilla Mendes, educadora perinatal e consultora de amamentação.
Nesta sessão do Cine Vila o feminino forma a roda com as mulheres dando o papo na tela, nas exposições e na conversa.
>> Sinopses >>
|| Corpo Manifesto 28′ ||
O filme explora de maneira poética as dimensões simbólicas do corpo e sua representação, costurando imagens de uma performance da artista Nina Giovelli, com entrevistas de pensadoras e militantes feministas como Djamila Ribeiro, Margareth Rago, Marcia Tiburi, Laerte, Luiza Coppietters e Jéssica Ipólito. Paralelo a isso, o documentário acompanha atos públicos feministas e mostra quem são e o que desejam as mulheres que ocupam as ruas e escancaram, com potência, fúria, poesia, humor e alegria, os mecanismos de dominação engendrados pelo poder patriarcal e pelo machismo, lutando por um mundo mais ético e igualitário.
Ficha Técnica
Direção, Roteiro e Pesquisa: Carol Araujo
Produzido por: Julia Bock e Simone Elias
Direção de Fotografia: Carol Quintanilha e Manoela Cardoso
Montagem: Juliana Munhoz
|| Olmo e a Gaivota 87’ ||
Uma travessia pelo labirinto da mente de uma mulher, Olmo e a Gaivota conta a história de Olivia, atriz que se prepara para encenar A Gaivota, de Tchekov. Quando o espetáculo começa a tomar forma, Olivia e seu companheiro Serge, que se conheceram no Théâtre du Soleil, descobrem que ela está grávida.
Os meses de gravidez se desdobram como um rito de passagem, que forçam a atriz a confrontar seus medos mais obscuros. O desejo de Olivia por liberdade e sucesso profissional bate de frente com os limites impostos pelo seu próprio corpo. Ela se olha no espelho e vê as duas personagens femininas de A Gaivota – Arkadina, atriz que está envelhecendo, e Nina, atriz que se perde na loucura – como inquietantes reflexos de si mesma.
Ficha Técnica
Direção: Petra Costa e Lea Glob
Colaboração de Olivia Corsini e Serge Nicolai
Produção: Zentropa Entertainments5, Busca Vida Filmes e O Som e A Fúria
Coprodução: Epicentre Films