Biblioo

UFF recebe encontro sobre Bibliotecas e Arquivos

A Comissão dos Trabalhadores em Bibliotecas e Arquivos da Universidade Federal Fluminense (UFF) está organizando o I Encontro sobre Bibliotecas e Arquivos. Um dos objetivos do evento é procurar reunir, mobilizar e conscientizar os profissionais da informação acerca do valor das bibliotecas e arquivos da universidade, assim como, a importância dos profissionais e do papel das unidades de informação na pesquisa acadêmica.

O Encontro será realizado no dia 09 de dezembro de 2016, das 8 às 18h, no Auditório da Faculdade de Economia, localizado no campus do Gragoatá da UFF, na Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis.

Em entrevista à Revista Biblioo, Gilda Avarenga, bibliotecária e secretária da Comissão dos Trabalhadores em Bibliotecas e Arquivos da UFF destacou que o encontro vai discutir temas dentre os quais estão “o valor das bibliotecas e arquivos na UFF e o estímulo a organização dos trabalhadores das bibliotecas e arquivos para exigirem melhores condições de trabalho”.

Programação

A programação do evento tem nomes que atuam em instituições da Biblioteconomia e Arquivologia. Confira a programação oficial do evento:

Dia 09/12

8:00 – Credenciamento

9:00 – 10:15 – 1ª Mesa:  “A importância das bibliotecas, dos arquivos e da pesquisa na comunidade acadêmica”.

10:15 – 10:30: Perguntas aos debatedores pela plateia

10:30 – 10:45: Coffe Break

11:00 – 12:15 – 2ª Mesa: “A precarização do trabalho e as condições desfavoráveis nos ambientes das bibliotecas da UFF: Insalubridade e assédio moral, pontos nevrálgicos do dia-a-dia nas B.U.s”

Debatedor 1: Abordagem do tema sobre insalubridade: quais os riscos para os trabalhadores? (Prof.ª Francelina Helena Alvarenga Lima e Silva / pesquisadora da FIOCRUZ)

Debatedor 2: Assédio moral e bondade disfarçada: o lado maquiavélico dos chefes. Quando o bem é feito aos poucos e o mal de uma só vez. Quais os riscos para o trabalhador e as sequelas que este comportamento causa a longo prazo?

Mediador: Nilo Ribeiro (Bibliotecário da UFF, Membro da CTBA e representante do BASE UFF)

12:15 – 12:30: Perguntas aos debatedores

12:30 – 14:00: Intervalo para almoço

14:00 – 15:30: Apresentação de ações para melhorias dos serviços pelos bibliotecários e arquivistas inscritos nesta modalidade.

15:30 – 17:00: “O fazer biblioteconômico em tempos difíceis: sem estrutura, mas sem perder a ternura…o desafio do ser”

Palestrante: análise dos novos tempos. Como ser em meio a era digital. Quem sou eu? (Prof. Briquet de Lemos)

17:00 – 17:15: Perguntas ao palestrante e aprovação da carta pública do evento, e formação da comissão de representantes permanentes para estudo dos temas tratados no evento.

17:15: Coquetel, sorteio de livros, e apresentação musical no auditório.

18hs: Encerramento

Comentários

Comentários