Biblioo

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas orienta profissionais sobre Coronavírus

Vista interna de biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Foto: Guilherme Brasil/IFTM Udicentro

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB), órgão do Ministério da Cidadania, publicou nesta quarta-feira (18) orientações aos coordenadores dos sistemas estaduais e distrital de bibliotecas públicas. Dentre as orientações está a suspensão para os próximos 30 dias do acesso do público externo a bibliotecas, auditórios e outros espaços de uso coletivos.

“Respeitado a autonomia dos entes da Federação, esta Coordenação-Geral compartilha essas orientações no sentido de preservação da saúde pública e do bem-estar da população, bem como dos cuidados com todos os profissionais que trabalham nesses equipamentos”, diz o ofício da coordenação-geral do SNBP.

Tomando por base estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine sobre sobrevivência do coronavírus em superfícies, o SNBP compartilhou as orientações prestadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, conforme se segue:

  1. Separar uma estante para recebimento do material devolvido;
  2. Receber o livro sempre com luvas;
  3. Acomodar o material recebido na estante separada para esse fim.
  4. Não colocar livro recebido no acervo nos próximos 5 dias, como também não o liberar para empréstimo;
  5. Higienizar as mãos com água, sabão e álcool gel;
  6. Após o período de 6 dias, usando Equipamentos de Proteção Individual, higienizar capa com álcool e papel toalha, descartando o papel toalha em seguida;
  7. Higienizar novamente as mãos seguindo protocolo.

“A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas reitera que essas informações podem ser utilizadas como sugestão para recomendações de conduta para todos os envolvidos na gestão de bibliotecas públicas estaduais e municipais, sempre em observância aos normativos locais, e coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos”, ressalta o ofício assinado pela coordenadora-geral do SNBP, Ana Maria da Costa Souza.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Comentários

Comentários