Dinheiro não dá em árvore, e muitas vezes a falta dele leva alguns candidatos a desistirem da preparação. Os gastos com cursos, textos, apostilas, livros, e inscrições para os certames podem nos levar ao mais completo desespero…
Não sei quanto às outras áreas, mas em um aspecto os bibliotecários tem grande vantagem: os autores da nossa área publicam em seus livros conteúdos muito similares aos de seus artigos. E muitas revistas e periódicos da nossa área disponibilizam os textos (na íntegra!) na internet.
Isso significa que, mesmo que um livro esteja esgotado na editora, a gente não precisa se desesperar nem sair burlando a lei de direitos autorais. A gente pode fazer uso dos bons artigos de periódicos que estão aí pela internet pra gente baixar. E se o livro ainda estiver disponível no mercado, mas a um preço muito fora do nosso poder aquisitivo, também dá pra ir quebrando o galho com os artigos. Eles vão apresentar os principais conceitos na visão do autor, o que ajuda muito na hora de estudar.
Mas é importante lembrar que os artigos, por definição e natureza, jamais serão tão completos quanto os livros. Então, use os artigos, e não pare de estudar. Mas quando houver tempo, dinheiro e o livro disponível, reveja todo o conteúdo. O que não vale é ficar inventando desculpa para não estudar!
Quer ter uma ideia de onde encontrar artigos legais?
- Revista Ciência da Informação
- DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação
- Perspectivas em Ciência da Informação
- Portal de Periódicos Capes (conteúdo disponível para instituições de ensino e pesquisa no Brasil!)
- Portal Scielo
Quem tiver mais algum link interessante, e quiser divulgar, é só deixar um comentário aqui no post!
Comentários
Comentários