Biblioo

Restaurador faz diagnóstico de museus e bibliotecas

 

Do site Goiás Agora

A equipe da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA) da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) recebeu o conservador e restaurador alemão Stephan Schafer. O roteiro da visita técnica passou pelos museus Pedro Ludovico, Zoroastro Artiaga, Arquivo Histórico Estadual e as bibliotecas Pio Vargas e Braille. Schafer é um profissional reconhecido internacionalmente pela técnica exclusiva de desinfestação de acervos museológicos sem a utilização de produtos tóxicos.

O objetivo da visita de Schafer foi realizar um diagnóstico do estado de conservação dos acervos, compreendendo documentos em papel, películas fotográficas, têxteis, plumárias e objetos tridimensionais. Após o diagnóstico, o conservador vai apresentar uma proposta de trabalho para ser desenvolvida ainda este ano. A superintendente Tânia Mendonça, da SPHA, explica que o trabalho pode ser realizado com verbas estaduais e federais. “Com o diagnóstico em mãos, vamos buscar os recursos e concorrer a editais que possibilitem o trabalho”, disse.

Schafer elogiou o empenho da superintendente e equipe com os espaços e incentivou a continuidade das boas práticas. “A limpeza dos locais está excelente e a equipe tem conhecimento, sabe o que têm em mãos”, disse. Ele ressaltou ainda a importância da conservação das unidades culturais. “Patrimônio é a nossa origem, a nossa identificação. O que somos nós sem nosso passado, sem nossa história?”, questiona Schafer.

Comentários

Comentários