Do site cerlalc.org.
Faz já alguns anos, o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC) tem insistido na avaliação como condição indispensável para a boa gestão. Hoje, quando as práticas de leitura têm ganho em complexidade, estendendo-se a múltiplos suportes, favorecendo formas híbridas e transmidiáticas de consumo e fomentando uma maior alternância entra a leitura e a escrita, vai crescendo a convicção do que os indicadores tradicionais utilizados nas pesquisas de medição do comportamento leitor não estão dando devida conta destes fenômenos emergentes, propiciados pelo impacto crescente das tecnologias da informação e da comunicação.
Por este motivo, o CERLALC publicou o texto intitulado Metodologia comum para examinar e medir o comportamento leitor. O encontro com o digital. Esta nova proposta metodológica procura não só favorecer um olhar mais complexo sobre as pesquisas e as medições da leitura por meio da superação da visão livro-determinista e a valorização das leituras em tempos fragmentários, entre outras coisas, mas também almeja alcançar um maior nível de análise por meio do cruzamento de indicadores de leitura com variáveis sociais, econômicas e demográficas.
A Metodologia comum para examinar e medir o comportamento leitor. O encontro com o digital pode ser consultada e baixada no sítio web do Centro tanto em espanhol como em português (http://goo.gl/jm3NPL).
Comentários
Comentários