Stanley Kubrick
Um dos maiores cineastas de todos os tempos, Stanley Kubrick, além de filmes essenciais para a história da sétima arte como O Iluminado, Dr. Fantástico, Laranja Mecânica e 2001, uma Odisseia no Espaço; também deixou alguns projetos inacabados ao falecer, em 1999.
Um de seus amigos e maiores fãs, Steven Spielberg, terminou o último filme que Kubrick fez, IA – Inteligência Artificial, e o lançou comercialmente. Agora, ele tem a intenção de transformar Napoleão – considerado o maior filme não realizado da história do cinema – em uma minissérie para o canal a cabo HBO.
Kubrick planejava realizar as filmagens do longa em países como Romênia, Inglaterra e França, utilizando-se de mais de 30 mil figurantes para concretizar a história que tinha em mente. Com certeza, gastaria alguns prêmios da próxima Quina de São João 2016 para conseguir filmar e não teria a menor possibilidade de obter algum lucro com esta empreitada, por isso o projeto não foi adiante.
Engana-se, entretanto, que o sonho ficou apenas no roteiro escrito pelo inglês. Ele chegou a organizar uma base de dados com pesquisas, fotografias, storyboards e orçamentos que chegou ao espantoso número de 17 mil imagens e objetos da era napoleônica.
Steven Spielberg
Grande parte deste material será utilizado na realização da minissérie ou servirá de base para o projeto. A família do cineasta cedeu o arquivo aos responsáveis da HBO. Spíelberg se juntará a Darryl Frank e Justin Falvey nesta tarefa, o que garante um cuidado maior na adaptação, ao menos.
Já há 3 anos o cineasta vencedor de 2 Oscars por A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan manifesta a intenção de recuperar este sonho de Kubrick. Mas a direção não estará sob sua responsabilidade. Ele e a emissora planejam entrega-la ao vencedor do Emmy pela série de suspense policial True Detective, Cary Fukunaga. Ele também dirigiu o excelente Beast of No Nation, com Idris Elba.
Comentários
Comentários