A sede do Estação Net Rio está situada na Rua Voluntários da Pátria 35, em Botafogo, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro e há 77 anos exibe filmes cinematográficos. Toda essa história pode estar perto de um final depois que o Grupo Severiano Ribeiro, dono do prédio, entrou com um processo solicitando despejo por não pagamento de aluguel nos meses da pandemia. A intenção é transformar o espaço em um empreendimento residencial. Segundo informações publicadas na rede social do Estação, existiram tentativas de renegociação da dívida, uma vez que as salas de cinema permaneceram fechadas durante toda a pandemia, mas foram rechaçadas pelos donos do imóvel.
O desmonte dos cinemas de rua no Rio de Janeiro é uma realidade presente na história da cidade, nos anos de 1950, o total de cinemas localizados em calçadas e vias públicas era de 170, atualmente o Rio tem apenas sete cines. Segundo o Sindicato de Exibidores do Estado do Rio, o município perdeu pelo menos oito cinemas de rua durante a pandemia, dos quais quatro definitivamente e o restante ainda sem previsão de reabertura.
Um deles foi o Cine Roxy, em Copacabana, um dos cinemas mais tradicionais do Rio. Administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro, ele foi fechado em junho deste ano, mesmo depois de ter sido pela prefeitura no Cadastro de Negócios Tradicionais e Notáveis da cidade, o que permite que a instalação troque de dono, mas não de ramo. O prédio que abrigava o Roxy tem algumas de suas características arquitetônicas tombadas pelo patrimônio histórico da cidade desde 2003. O Grupo Severiano Ribeiro ainda não informou qual será o destino do prédio.
No último dia 12 de novembro, uma mobilização em defesa do Estação Net Rio foi organizada. Apoiadores do grupo se reuniram num abraço ao cinema. Intitulado de #FicaestaçãonetRio, o movimento criou uma petição online que já conta com mais de 12 mil assinaturas.
Na contramão do Estação Net Rio, sete cinemas tradicionais ainda permanecem abertos, apesar das dificuldades. São eles: o Odeon, no Centro; o Cine Leblon, fechado temporariamente para obras; o Cine Santa Teresa; o Cine Nova Brasília, no Complexo do Alemão; e os três de Botafogo: Espaço Itaú, Estação Net Rio e Estação Rio. Em nota, a prefeitura do Rio informou no último dia 11 de novembro que o prefeito Eduardo Paes analisa a situação para ver se é possível alguma ação de proteção ao negócio.
Comentários
Comentários