No dia 31 de outubro é celebrado o halloween, conhecido também como Dia das Bruxas. E embora não seja uma festa proveniente da cultura brasileira, ela vem ganhando por aqui cada vez mais adeptos. Para as bibliotecas a ocasião é uma ótima oportunidade para chamar a atenção dos jovens não só para os espaços de leitura, mas também para as bibliografias de terror e os temas correlatos.
Uma das ações que mais se destacam são os mostruários personalizados, onde ficam expostos os livros e revistas com histórias de terror. A estratégia serve para chamar a atenção dos usuários que entram na biblioteca e podem ver logo de cara o material, suscitando interesse por folhea-los.
Outra atividade muito comum desenvolvida pelas bibliotecas na data, bem como nos dias que antecedem e/ou sucedem a festividade, é a realização de contação de histórias e meditação de leituras. Essas atividades ajudam a despertar nos jovens usuários o interesse pela leitura, se valendo do interesse desses jovens pelos temas do terror.
Além disso, a decoração do halloweem nas bibliotecas ajuda a atrair os olhares para os espaços, os quais muitos vezes passam despercebidos no dia a dia. Espalhados pelo espaço da biblioteca, os elementos do halloween valorizam estantaria, acentos e outros elementos comuns da infraestrutura dos locais.
Veja abaixo como algumas bibliotecas do Brasil e de outros lugares se preparam para a data. Muitas podem servir de inspiração:
Comentários
Comentários