Biblioo

Ideal marriage

D’O Globo

Não é raro o desaparecimento de livros em uma biblioteca. Ainda menos raras são as pessoas que devolvem uma obra fora do prazo de retorno. Mas um caso revelado na última sexta-feira no blog da Biblioteca de Nova York chamou a atenção por dois fatores: o tempo que a obra levou para ser devolvida e o tema do livro retido por tanto tempo.

“Ideal marriage: Its physiologyandtechnique” (”O casamento ideal: sua fisiologia e técnica”, em tradução livre), celebrado no período de seu lançamento como o “manual sexual mais vendido de todos os tempos”, foi pego emprestado em 1959. E só voltou às prateleiras da biblioteca de Nova York no ano passado.

O livro foi enviado por parentes do sócio que o havia retirado 54 anos antes, contou o bibliotecário Billy Parrot em post no site da biblioteca. A data de entrega era 17 de agosto de 1959.

O exemplar, enviado de um posto dos correios do Arizona, veio acompanhado de uma nota:

“Encontramos este livro entre as coisas do meu falecido cunhado. O engraçado é que a obra não o ajudou muito com seu primeiro — e único — casamento, que fracassou. Não me surpreende ele ter escondido o livro. Sentimos muito!” Assinado, “um surpreso cunhado”.

“Ideal marriage”, do ginecologista holandês Theodoor Hendrik van de Velde, foi publicado em 1926. O livro afirmava que uma vida sexual saudável era a chave para um bom casamento, e era descrito como um guia para “o cultivo da técnica do erotismo como uma arte”.

Inicialmente definido como uma obra puramente científica para ser vendida apenas a “membros da profissão médica”, o livro se tornou bastante popular, se tornando uma das obras mais respeitadas sobre o tema durante dácadas.

Com 46 reedições — a mais nova publicada em 2000 —, “Ideal marriage” vendeu 500 mil cópias depois da Segunda Guerra Mundial. Uma resenha publicada no NationalReview em 2004 afirma: “Este não é um livro para os pudicos”.

Hoje em dia, os leitores podem encontrar trechos do livro no Google Books, evitando, assim, o constrangimento dos mais envergonhados. Apesar de não haver o livro completo online, o Google disponibilizou seções importantes como “beijo”, “relação sexual” e “mordida de amor”.

Comentários

Comentários