A FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que acontecerá entre os dias 18 e 19 denovembro, em São Paulo, também será espaço para o estímulo da produção audiovisual por parte dos alunos da rede pública de ensino em âmbito municipal, estadual e federal. A iniciativa ganhará corpo com a realização do AfroMinuto, que premiará os melhores curtas-metragens feitos pelo celular e produzidos por alunos da Educação Básica e Fundamental e Técnica da Rede Pública de Ensino. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 02 de outubro e poderão ser feitas pelo site www.flinksampa.com.br.
O tema dos vídeos deverá ser o homenageado desta edição da FlinkSampa, o poeta e advogado Luiz Gama. Também serão aceitas produções que abordem fatos de sua vida ou histórias autorais que abordem obrigatoriamente ao menos um dos seguintes subtemas: luta contra a opressão; liberdade de expressão; liberdade; justiça; combate ao racismo; promoção da igualdade racial; e cultura negra. Os curtas devem ter, no máximo, um minuto de duração, sem contar os créditos. As imagens poderão ser captadas com telefone celular ou câmeras domésticas com boa qualidade de imagem e som.
Cada escola pública da cidade de São Paulo poderá inscrever apenas um vídeo em cada uma das seguintes categorias: Ensino Fundamental Anos Iniciais; Ensino Fundamental Anos Finais; e Ensino Médio. Os vídeos poderão ser produzidos por uma equipe formada por um professor ou educador responsável e até cinco alunos.
Os vídeos inscritos serão analisados, pelo Júri Júnior e pela Comissão Técnica Final, a partir de critérios como criatividade, originalidade, qualidade e domínio da técnica, adequação ao tema e contemporaneidade da abordagem. Os curtas-metragens vencedores serão exibidos na TV Escola e durante a FlinkSampa.
Os curtas vencedores serão anunciados no site do evento a partir do dia 07 de novembro, e a premiação será realizada no dia 19 de novembro, durante a FlinkSampa. Estudantes, professores e escolas vencedores serão premiados. Os primeiros colocados em cada categoria receberão, além de certificados, os seguintes prêmios: Alunos e Professores – um celular smartphone; Escola – cinemateca com um mini projetor e livros de literatura afro-brasileira.
A primeira edição do Festival AfroMinuto é uma realização da Faculdade Zumbi dos Palmares, com o apoio do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, em parceria com a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Mais informações estão disponíveis em www.flinksampa.com.br.
Assista também ao vídeo de divulgação:
Comentários
Comentários