Biblioo

Festa cultural portuguesa toma conta da histórica Praça XV, no centro do Rio

Por Paulo Virgilio da Agência Brasil

Palco do desembarque da Família Real Portuguesa no Brasil, em 1808, e revitalizada com a recente inauguração da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, a Praça XV de Novembro, no centro do Rio de Janeiro, abriga de hoje (10) até domingo (12) uma autêntica festa lusitana. Trata-se da primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses, que comemora o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. É o mais tradicional período festivo de Portugal, e deu origem às festas juninas brasileiras.

Música, arte popular, literatura e gastronomia formam o cardápio de uma virada cultural, gratuita e aberta ao público, e que engloba, além do agora amplo espaço aberto da praça, o Paço Imperial e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado nas proximidades. “A ideia é proporcionar uma experiência completa, unindo tradição e contemporaneidade em um fim de semana repleto de cultura, que vai festejar com alegria as delícias de Portugal”, explica a idealizadora e curadora do festival, Connie Lopes.

A curadora escolheu o dia 10 para abrir a festa por ser o Dia de Portugal, da morte do poeta Luís Vaz de Camões (1524-1580) e das comunidades portuguesas. O festival conta extensa programação de shows, aberta na noite desta sexta-feira com o grupo Raízes Ibéricas, a banda Deolinda, que faz um pop contemporâneo inspirado no fado, e o premiado DJ MAM.

Artistas brasileiros também se apresentam na festa, como a sanfoneira Lucy Alves, o violinista Nicolas Krassik (francês radicado no Rio) e seu grupo Cordestinos, e o Forró do Kiko. No dia 12, em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro, e ao Dia dos Namorados, a Orquestra Imperial conduzirá um baile romântico em plena praça.

Em torno do palco, barracas e foodtrucksoferecem o melhor da gastronomia lusitana, como sardinhas assadas na brasa, bacalhau sob diversas formas e pastéis de nata, além de vinho e cerveja artesanal. No Paço Imperial, há sessões de degustação e um workshop culinário.

A gastronomia típico de Portugal está presente na Festa dos Santos Populares Portugueses Santo Antônio, São João e São Pedro – Fernando Frazão/Agência Brasil

Ainda no Paço, foi montada uma exposição de “cascatas” – maquetes que reproduzem a vida nas cidades, com visitação das 12h às 19h, sábado e domingo. O espaço cultural também abrigará palestras do historiador brasileiro Laurentino Gomes, autor de 1808 e outros livros que abordam a relação Brasil-Portugal, e de seu colega português Jorge Couto.

O comediante Luís Lobianco, do grupo Porta dos Fundos e o ator Ricardo Pereira farão, no domingo, às 17h30, leitura de poemas portugueses no palco da praça. No CCBB será exibido em duas sessões, no sábado, às 15h30 e às 18h30, o documentário Ba(p)tismo de Terra, que conta seis histórias de sucesso da imigração portuguesa no Rio de Janeiro.

Comentários

Comentários