A Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde, do Curso de Terapia Ocupacional, e o Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural abrem o Edital 2015 do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, cujo objetivo é “sensibilizar, estimular, capacitar e criar processos inclusivos de fruições estética, artística e cultural nas ações, gestões e políticas culturais para o público de pessoas com deficiência como produtores ou platéia”, segundo o portal do concurso.
Ainda segundo o portal, o curso pretende:
– Formar especialistas em acessibilidade cultural para atuar no campo das políticas culturais, orientando e implementando conteúdos, ferramentas e tecnologias de acessibilidade que proporcionem fruição estética, artística e cultural para todas as condições humanas a partir do enfoque da deficiência.
– Oferecer capacitação em acessibilidade cultural a partir de uma grade de conteúdos que proporcione conhecimento desde a gestão em políticas culturais, bem como conhecimento sobre as deficiências, legislação e tecnologias de fruição para a acessibilidade cultural de pessoas com deficiência.
– Possibilitar a formação e certificação que proporcione atuação profissional no campo das políticas culturais auxiliando e orientando a implementação de acessibilidade cultural para todas as linguagens estéticas e artísticas.
– Sensibilizar, a partir da formação, gestores culturais a implementação de ações culturais inclusivas no campo da fruição estética e da participação da pessoa com deficiência, nas políticas e programações de atividades culturais.
– Estimular o debate e a inserção, a partir da formação, da importância de um técnico em acessibilidade cultural nos espaços culturais para plena realização e aplicabilidade da Convenção da Diversidade Cultural, bem como as legislações já citadas no campo dos direitos humanos e da deficiência.
Vagas e inscrições
O curso destina-se à gestores e trabalhadores da área da cultura e tem inscrições de 09 de janeiro de 2015 ao dia 28 de fevereiro de 2015 através dos Correios.
Com carga horária total de 360 horas o curso será ocorrerá por meio das seguintes disciplinas:
– Política e Diversidade Cultural (45 horas);
– Aspectos Gerais das Deficiências (45 horas);
– Tecnologia Assistiva I (30 horas);
– Exposição Acessível I (30 horas);
– Seminário de Projeto I (30 horas);
– Sensibilização em Libras (30 horas);
– Audiodescrição I (30 horas);
– Braile e outros recursos (30 horas);
– Audiodescrição II (15 horas);
– Exposição Acessível II (30 horas);
– Tecnologia Assistiva II (15 horas)
– Seminário de Projeto II (30 horas).
Cronograma
Confira o cronograma, de acordo com o Edital:
– Inscrições: de 09 de janeiro à 28 de fevereiro de 2015.
– Período de habilitação: de 02 à 06 de março de 2015.
– Comissão de seleção: de 09 à 11 de março de 2015.
– Divulgação dos resultados: 12 de março de 2015.
– Prazo de Recursos: de 12 à 16 de março de 2015, através do e-mail acessibilidadeculturalufrj@yahoo.com.br
– Resultado final: 18 de março de 2015.
– Matricula: 09, 10 e 13 de abril de 2015, na sala do Departamento de Terapia Ocupacional, prédio Centro de Ciências da Saúde 03, bloco K, 2º andar. Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco s/n – Cidade Universitária- Ilha do Fundão.
Mais informações
Para obter mais informações clique aqui para acessar o portal do concurso.
Dúvidas e informações referentes ao Edital 2015 do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural poderão ser esclarecidas e/ou obtidas na coordenação do curso preferencialmente pelo endereço eletrônico: acessibilidadecultural@medicina.ufrj.br ou pelo telefone (21) 2562 6506.
Comentários
Comentários