Do site da FUNARTE
A Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, foi palco, nesta quinta-feira (7/8), do lançamento do Edital Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude, pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. Realizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Universitária José Bonifácio, o programa vai conceder 60 prêmios de R$ 14 mil a jovens com idade entre 15 e 29 anos que desenvolvam iniciativas de comunicação voltadas à cultura. O investimento total é de R$ 1,14 milhões e as inscrições terminam em 5 de novembro.
Além da ministra da Cultura, estiveram presentes à cerimônia a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, o reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi, o secretário de Políticas Culturais/MinC, Américo José Córdula, o presidente da Fundação Nacional de Artes, Guti Fraga, entre outras autoridades.
Marta Suplicy e convidados foram recepcionados pelos alunos da ENC com apresentações de malabares, corda, trapézio, bolas de equilíbrio, acrobacias de solo, e outras modalidades. A ministra explicou que a decisão de lançar o edital na Escola Nacional de Circo se deve ao fato de ela considerar o circo uma das áreas mais importantes do Ministério.
Com o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar ações de comunicação para a cultura protagonizadas por jovens, o Edital Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude vai selecionar projetos que contemplem ações ligadas a um dos seguintes eixos: “educar para comunicar”; “produção de conteúdos culturais”; “distribuição de conteúdos culturais”; meios /infraestrutura para a comunicação”; “comunicação e protagonismo social”; e “comunicação e renda”. Todos os projetos deverão ser inéditos e cada candidato poderá se inscrever somente com uma iniciativa cultural.Segundo Marta Suplicy, o Comunica Diversidade é resultado do Curto Circuito da Juventude, realizado na Funarte Brasília, em abril deste ano. “O ministério está debruçado sobre a juventude há algum tempo, desde a Conferência Nacional de Cultura, quando percebemos que, no meio de todas aquelas 2 mil pessoas, faltava gente. A juventude não estava tendo o espaço que tinha de ter, a possibilidade de falar, de criar cultura. Então, a partir disso, criamos o Curto Circuito da Juventude. Convidamos 70 jovens de todo o Brasil, de todas as áreas culturais. Nós ouvimos, ouvimos, ouvimos. E percebemos que temos vários programas para juventude que são interessantes, mas que faltava alguma coisa mais próxima. Então começamos a criar os editais a partir do que os jovens queriam fazer”, explicou.
As premiações serão distribuídas por faixa etária: dez prêmios para jovens entre 15 e 17 anos; 25, entre 18 e 24 anos; e 25, entre 25 e 29 anos.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre 8 de agosto e 5 de novembro, pela internet (sistema SalicWeb, disponível no site do Ministério da Cultura), e-mail comunicadiversidade@gmail.com ou pelos Correios.
…
Confira as fotos da cerimônia de lançamento do Edital Comunica Diversidade, por Hanna Gledyz:
Comentários
Comentários