“Um arquivo pode ser mais do que uma enorme coleção de pastas. Ele também pode se envolver na política” (MONITOR, n.50, p.6, 2010). 

A síntese ajuda a apresentar a missão, mas certamente não toda a missão da mais extensa coleção sobre estrutura e ideologia de direita na Alemanha depois do nacional-socialismo. O Centro Antifascista de Arquivo de Imprensa e Educação (Antifaschistische Pressearchiv und Bildungszentrum Berlin e.V., APABIZ) tem fornecido informações sobre a extrema direita desde 1991, com documentação que cobre o período desde 1945. 

Representando o projeto Bibliotecas em Memoriais, em parceria com a revista Biblioo, entrevistei uma das pessoas responsáveis por esta coleção, que faz parte da rede de Bibliotecas Memoriais (AGGB) e é uma das instituições mais inspiradoras e relevantes que conheci na Alemanha. Infelizmente, é extremamente atual na preservação e divulgação de pesquisas sobre um passado que insiste em manter a barbárie e a violência política. 

Este Arquivo é universalmente aberto a todos aqueles interessados em compreender essas ações e pensamentos nazistas, a violência da extrema direita, os significados e conseqüências das organizações neofascistas e a disseminação de ideologias populistas, “qualquer pessoa que tenha um problema com nazistas ou de direita e honestamente queira se opor a eles pode tirar proveito de nossa oferta” (MONITOR, n.50, p.2, 2010). 

Tal trabalho envolve resgate histórico, mas sobretudo de enfrentamento contra o extremismo de direita. Com base na educação e na qualidade da informação e no engajamento em disputas políticas atuais, eles preparam boletins e relatórios sólidos (ver Berliner Zustände, em alemão), além das ações educacionais do arquivo e do apoio a instituições amigas.

Na minha visita, o alcance e a variedade desta coleção me impressionou profundamente. Mais de 15 mil itens de mídia, desde folhetos e livros até áudio, vídeo, material de propaganda, têxteis e adesivos, estão disponíveis gratuitamente na biblioteca. Sua coleção enfatiza as coleções primárias e secundárias, juntamente com o arquivo, que fornece mais de 60 mil documentos. Mais de 2.700 jornais, devidamente sistematizados e protegidos atrás da pesada porta de ferro, em um prédio no bairro efervescente de Kreuzberg.  

Eu conversei com Killian Behrens porque estava curiosa para compreender todas as aquisições e o processo de divulgação do arquivo, o que o distingue das bibliotecas e arquivos convencionais. Eu saí com uma sensação um pouco agridoce. Em primeiro lugar, os efeitos colaterais desagradáveis de conhecer materiais com uma grande carga de violência política, e todos os impactos negativos que isso traz emocionalmente. 

Mas ao mesmo tempo, embora seja um arquivo sobre “violência, assassinato, perpetradores e uma cronologia da violência e do ódio” (MONITOR, n.50, p.1, 2010), não é um “lugar de horror”, mas um lugar de apoio ao conhecimento, com o objetivo de voltar atrás as ideias da extrema direita. Depois de uma entrevista animada, também saí com uma boa impressão de ter conhecido um incrível trabalho de preservação documental e militância política. 

Com grande prazer pessoal e profissional, apresento aos meus colegas brasileiros o trabalho da APABIZ. “O APABIZ é um arquivo sobre os nazistas, sua ideologia e ações. É um arquivo sobre violência, homicídios, morte, sobre perpetradores e perpetradoras – os conhecidos e os não conhecidos, e os vestígios deixados por eles na cronologia da violência e do ódio”  (MONITOR, n.50, p.1, 2010). 

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Fiquei impressionada com a temporalidade (1945-presente), principalmente devido à coleta de materiais não-oficiais, fáceis de dispersar, com desafiadora continuidade. Como a coleta desses materiais e da literatura primária é tão atual sobre a extrema direita? 

Temos materiais que começam desde 1945, a partir do final da Segunda Guerra Mundial. Muitas instituições, como universidades e outros arquivos, estão trabalhando na era do nacional-socialismo na Alemanha, no entanto, não havia uma grande quantidade de trabalhos científicos similares sobre a extrema-direita depois de 1945. 

Naturalmente, os envolvidos com o Nacional-socialismo não desapareceram depois de 1945, muitas dessas pessoas estavam por perto, e se reorganizaram em um certo nível. Por exemplo, eles lançaram jornais, espalharam sua ideologia, fundaram novos partidos políticos, e assim por diante. Como um arquivo, nós só existimos por 30 anos, então iniciamos a coleta documental no início dos anos 90, o que significava que a maior parte do material que teríamos coletado era do final dos anos 80 e depois dos anos 90.

Mas há menos de dez anos, nós assumimos uma coleção maciça da Universidade Livre de Berlim (Freie Universitaet). Eles eram um dos poucos lugares onde tinham um professor pesquisando sobre partidos políticos e coletando material em geral sobre partidos políticos de extrema-direita. E quando ele se aposentou, ofereceu todo esse material à sua universidade e ao seu arquivo, que se recusaram a adquiri-lo, porque achavam que não era relevante e que não haveria interesse suficiente. 

Este material seria jogado fora naquele momento. O professor já sabia que existimos como um arquivo e nos perguntou se poderíamos levar esta coleção. O que era perfeito porque ele tinha material desde o início dos anos 50. Assim, podíamos simplesmente pegá-lo e colocá-lo em nosso arquivo e expandir nossa cobertura temporal. 

Normalmente, arquivos independentes que coletam material sobre algum movimento social ou político, trabalham em movimentos relacionados à sua própria atividade política. Isso facilita muito a coleta porque normalmente conhecemos as pessoas. Ao viver com elas, você pode simplesmente perguntar se elas estão interessadas em compartilhar seu material com você. Também fazemos isso em nome do movimento antifascista na Alemanha.

Como nós também coletamos sobre nosso movimento político, embora nosso foco seja a extrema-direita. Porque é de lá que vem a ameaça política. E precisamos ser informados sobre o que está acontecendo para poder combatê-la. Para isso, precisamos obter o material primário, o que não é simples. Mas, na extrema direita, eles têm muitos jornais e editoras onde publicam seus livros, para que estes materiais possam ser comprados on-line.

É claro que não gostamos de gastar dinheiro com isso, mas ainda achamos melhor gastar dinheiro com isso e depois tê-lo aqui na biblioteca para que as pessoas possam usá-lo e não precisem comprá-lo elas mesmas. E hoje em dia, muitas pessoas que vêm aqui são estudantes universitários que escrevem suas teses de mestrado ou algo semelhante sobre a extrema direita. Eles simplesmente não conseguem obter nenhum material na biblioteca da universidade porque não o têm.

Estas instituições não coletam este tipo de material, o que é compreensível, por um lado, mas se torna um problema quando se tem que fazer qualquer tipo de pesquisa sobre este assunto. E agora, somos confrontados com a situação de pessoas vindas de todo o país, porque não podem ter acesso a este material em suas universidades.

Nós também recebemos panfletos, folhetos e tudo que tenha sido distribuído em demonstrações e marchas de extrema direita, além de participarmos dessas marchas para coletarmos material.

Também dependemos muito de outras pessoas para fazê-lo, tais como jornalistas e ativistas. Por exemplo, precisamos encontrar adesivos na rua, recolhê-los em um pedaço de papel e enviá-los para nós. Porque nós não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas nossos apoiadores sim. 

E há alguns anos, foi realizada uma exposição no Museu de História da Alemanha, que era sobre adesivos de extrema-direita. E isto é de difícil acesso. Portanto, eles tiveram que vir até aqui porque ninguém mais iria colecionar algo assim. Há alguns arquivos menores com os quais trabalhamos, e eles também coletam esses materiais, mas eles geralmente têm um foco mais regional. Por exemplo, quando eles estão na Baviera, eles olham para a extrema direita na Baviera, e nós olhamos para todo o conjunto da extrema direita alemã.

Nós também recebemos material de jornalistas de investigação que vêm trabalhando no assunto há anos. Quando eles se aposentam, ou mesmo quando não querem manter esse material em casa, em vez de jogá-lo fora, eles os oferecem e doam para nós, e nós podemos torná-lo acessível. Normalmente, exceto para jornais e livros, não podemos adquiri-los diretamente ou solicitá-los. Em outras palavras, não posso perguntar ao NPD (Partido Nacional Democrático da Alemanha, matrizes ultra-nacionalistas e neo-nazistas, banidos da política nacional) se eles querem me enviar o material, porque eles não vão fazer isso.

Como determinar qual grupo, ação e atividade será considerado de extrema direita para entrar na coleção? Como funciona o processo entre selecionar estas informações sobre o grupo/pessoa/evento e elas entrarem na coleção?

Esta é uma pergunta difícil. E não há uma resposta fácil para ela. No início dos anos 50 e 60, houve muitas tentativas de encontrar novos partidos de extrema-direita. Elas geralmente não duravam muito tempo. Geralmente só existiam por um ou dois anos ou se fundiram em outros partidos políticos e coisas assim. Mas eu diria que, até os anos 80, eles eram como organizações bem definidas.

Até os anos 80, a extrema direita costumava ter uma forma muito alemã de organização com partidos políticos, associações, clubes de leitura, e afins. Pode-se dizer que sim: “OK, como diagnóstico, eles têm atividade porque ainda publicam, por exemplo (…)”. 

E desde o final dos anos 80 e especialmente desde os anos 90, a forma de organização mudou e tornando-nos mais dissipados. Por exemplo, não posso simplesmente perguntar: “o que é esta associação?”, não é possível fazer isso com algo deste tipo. Ou “é apenas um grupo”…, porque eles podem escrever um nome em algum lugar online ou em um jornal, mas podem não ser um grupo. E você nunca pode ter certeza se eles ainda existem ou não.

Especialmente desde os anos 90, tivemos exemplos de grupos que se organizavam de forma mais informal, como, por exemplo, as feiras de confraternização. Eles poderiam existir apenas por um ou dois anos, e então, no ano seguinte, eles precisam mudar seu nome, e então seu jornal também mudaria seu nome. E isto torna muito difícil para nós termos uma visão geral. Mas se eles não publicaram nada durante vários anos, você pode supor que eles não existem mais. Mas ainda assim é difícil de determinar.

E, assim como fazemos na coleção, podemos engajar pessoas que estão em outros lugares. Por exemplo, não conheço nenhum grupo de extrema direita de uma pequena aldeia na Baviera onde nunca estive. Mas pode haver alguém que seja antifascista lá ou que tenha alguma ideia de como é importante lutar contra a extrema direita e que possa nos ligar ou nos enviar este material quando o encontrar, por exemplo, em sua caixa de correio ou em qualquer lugar. 

Mas, como nós decidimos se algo é ou não de extrema direita? Existe uma definição legal sobre este assunto, adotada pelo Serviço Secreto e pelo Estado, mas é bastante restrita. Portanto, geralmente leva algum tempo para que eles nomeiem alguém/grupo como de extrema-direita. Comumente, temos dito que algum grupo está à extrema-direita há alguns anos, assim como os jornalistas. E então dois ou três anos depois, os Serviços Secretos diriam: “oh sim, acabamos de descobrir que eles estão oficialmente de extrema-direita, de agora em diante”. 

Por esta razão, eles não podem ser o padrão de qualidade para nós. Existem definições específicas dentro da ciência política do que é a extrema-direita, e não há apenas uma definição, mas várias, embora tenham um desempenho semelhante. Geralmente, ela se refere ao nacionalismo étnico. Por exemplo, um entendimento comum de ser alemão, no qual é preciso ter ascendência alemã e ter nascido aqui. Isto mudou um pouco com o passar do tempo. Hoje em dia, a direita não fala tanto de etnia, mas de cultura. Eles argumentam, “bem, esta é uma cultura diferente, e culturas não devem se misturar”. Este processo de tratamento tangencial da cultura é porque desde 1945, após a Segunda Guerra Mundial, se você é tão abertamente racista, ainda há pessoas que sabem e dizem que isto não está certo.

E eu afirmo que a cultura é algo pelo qual aprendi, como como fui criado, onde cresci e quais tipos de valores fui ensinado, e isso pode mudar dependendo do meu contexto. E, em geral, a cultura é algo que é mudado todos os dias pelas pessoas. Dessa forma, se eu for criado em outro lugar, por exemplo, eu posso crescer em outra cultura. E então eles dizem que você não pode. Por exemplo, você gosta do Brasil, você terá a cultura brasileira, e poderá viver décadas aqui na Alemanha, e para eles, você nunca se tornará um alemão. Isso é o que eles basicamente alegam. Nesses termos, os migrantes nunca poderiam ser alemães de verdade. 

Afinal, é o mesmo entendimento étnico sobre quem pertence e quem não pertence. E então, isso se conecta com diferentes tipos de discriminação, racismo, antissemitismo, ideias misóginas, homo e transfobia, e podem não ser todos explícitos ao mesmo tempo, ou podem variar na incidência, mas esta essência está lá.

Alguns grupos podem ser mais fortes no aspecto antissemita e não tão contrários às mulheres, ou talvez outro grupo que se concentre principalmente na agenda antifeminista. Portanto, se um grupo utiliza qualquer uma destas ideologias, diríamos que seu material é interessante para nós porque precisamos olhar para ele. Talvez não esteja 100% certo. Mas, é claro, eles usam esta ideologia, mostrando a conexão com a extrema direita.

Isto é particularmente importante para nós por causa da conexão entre a extrema-direita e toda a sociedade, portanto temos que olhar também para o conservadorismo. Especialmente agora, uma vez que a AfD (Alternativa para a Alemanha, partido de extrema-direita) tem precisamente este entendimento de nacionalismo étnico. 

Portanto, para mim, eles fazem parte da extrema-direita. Muitos outros partidos políticos se sentem ameaçados por eles porque perdem os eleitores e, portanto, nem sempre se opõem a suas agendas; eles aceitam suas exigências e as fazem suas para ganhar o apoio popular. E eu acho que isto é ainda mais ameaçador porque eles poderiam ter mais sucesso do que a própria AfD inicialmente. Portanto, precisamos olhar também para este espectro conservador.

Por exemplo, um livro (“Deutschland schafft sich ab”) que tem sido muito importante para o debate de extrema-direita nos últimos dez anos foi escrito por um social-democrata, Thilo Sarrazin. E, por definição, ele e seu partido político não pertencem à extrema-direita. Mas o que ele escreveu no livro é o que a extrema-direita também está dizendo agora. Portanto, também precisamos olhar para estas ligações com outros grupos e com a sociedade.

Como é lidar com a AfD, por exemplo, já que eles estão no Parlamento? 

Dizemos abertamente que somos antifascistas, por isso somos notados como uma iniciativa de esquerda. Hoje em dia, há cada vez mais pessoas nos ouvindo quando temos que dizer sobre a extrema direita, e há um impacto da nossa parte. 

Tenho certeza que a AfD observou nosso trabalho, e há sempre alegações que mostram que naturalmente eles não estão satisfeitos com o que estamos fazendo. Eles tentam minar nossa credibilidade e experiência dizendo que é tudo bobagem “eles são os extremistas de esquerda”. Eles afirmam que não somos uma instituição séria e que as pessoas devem nos ignorar, que não devemos ser financiados, e que recebemos algum financiamento da cidade de Berlim. E, portanto, como a AfD faz parte do parlamento aqui em Berlim, eles dizem que instituições como a nossa não deveriam receber nenhum financiamento.

Eles ainda afirmam que devemos ignorá-los, porque dizem que eles não pertencem à extrema direita. Mas este mesmo fenômeno acontece com pessoas que aderem a este tipo de ideia, e afirmam ser conservadoras.

Entretanto, mesmo o termo conservador é muito vago. Por exemplo, Angela Merkel é uma conservadora, mas ela se apóia mais no centro. É necessário que alguém seja conservador e, portanto, normal que alguém reivindique ser conservador. Embora possa haver coisas que os conservadores e a extrema direita tenham em comum, há também muitas coisas que os dividem. Portanto, acho que seria benéfico se todos os conservadores que não querem estar ligados à extrema-direita falassem. Isso ajudaria. Não tenho certeza se isso vai acontecer, mas seria construtivo.

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O Apabiz é responsável por este trabalho tão importante. E, ao mesmo tempo, isso traz visibilidade, e ainda pode colocar seu trabalho, esta coleção e a você mesmo em risco. Como vocês lidam com os possíveis ataques à si, aos colaboradores e às suas coleções?

Eu posso lhe falar principalmente sobre nossa coleção. Estamos neste bairro e neste edifício especificamente há 15 anos. E em nossos primeiros anos, estávamos logo na esquina, em uma pequena loja de esquina. 

Tem a ver com o que podemos fazer neste bairro central reconhecido por ser habitado e frequentado por uma esquerda alternativa, bastante diversificada, e onde vivem muitos migrantes. Provavelmente não poderíamos fazer o mesmo se estivéssemos nos arredores de Berlim, o que nos colocaria em maior perigo, porque em pequenas vilas, no campo, em lugares mais distantes, o cenário da extrema direita pode ser bastante forte. 

Este é um enorme problema para nós nos últimos anos porque fomos ameaçados de sair deste edifício, porque o proprietário queria vendê-lo… Afinal, ele poderia ser vendido e nós não poderíamos mais alugar este espaço. E é difícil encontrar novas áreas em Berlim. Devem ser espaços onde possamos manter a coleção segura, em um lugar onde a extrema direita não seja forte, mas não apenas para nos mantermos seguros como um arquivo, mas como um grupo antifascista, que está fazendo um trabalho de pesquisa vital. 

E, é claro, temos outras questões de segurança. Por exemplo, quando vejo uma marcha da extrema-direita, não vou fazer isso sozinho, e gosto de ter comigo colegas que já têm experiência nisto há algum tempo. Portanto, também sabemos no que estamos nos metendo. E sabemos que devemos manter uma certa distância.

Como você lida com o financiamento e, ao mesmo tempo, como lida com a questão da independência para desenvolvimento do trabalho e da pesquisa?

Bem, nós gostaríamos de ser completamente independentes financeiramente, mas isso não acontecerá tão cedo. Nos primeiros dez anos, eu não estava neste trabalho naquela época; nós vivíamos basicamente de doações. E, até hoje, tentamos conseguir cada vez mais pessoas que doam regularmente. E, desta forma, podemos garantir que a coleção e o espaço em que estamos são seguros.

Isso funciona hoje. Depois de muitos anos de campanha, finalmente conseguimos chegar ao ponto em que podemos dizer que podemos ao menos pagar o aluguel. Portanto, se todo o outro apoio financeiro desaparecer, ainda não temos que desistir da área. Isso significa muito, como eu havia lhe dito sobre preços e localidades em Berlim. 

Mas isso não paga absolutamente nada pelo nosso trabalho. Em algum momento, tivemos que decidir, e ainda é possível fazer tudo isso voluntariamente. Embora isto signifique que você tem que ganhar seu dinheiro em outro lugar, e o tempo é limitado para fazer o que você quer fazer. E você provavelmente o faz com menos qualidade, porque tem menos tempo. 

Na Alemanha, nos anos 2000, houve um debate considerável sobre isto porque o financiamento estatal para iniciativas como esta, que trabalham contra a extrema-direita, foi iniciado. Decidimos, em algum momento, participar deste programa local em Berlim. Existem iniciativas federais, mas nós não fazemos parte delas. 

Esta situação em Berlim foi boa porque dissemos que não estamos sendo pagos para hospedar este Arquivo. Não é para isto que eles nos pagam. Ao escrever um projeto, um anúncio público, temos que indicar o que estamos sendo pagos, o que queremos fazer, para o que devemos ser financiados. Demonstramos que é essencial que haja uma análise da extrema direita agora, o que está acontecendo nas manifestações de extrema direita, quem vai a este tipo de evento, e por quê. 

A este respeito, nós também estamos falando de publicações. Escrevemos textos, artigos, boletins, e este é um trabalho super importante. Damos grupos que atuam com aconselhamento, como os conselhos móveis, ou outros agentes que precisam de um espaço para publicar suas análises, porque têm perspectivas críticas e valiosas. Argumentamos dessa forma e fomos financiados porque o Senado de Berlim entendeu que isso era necessário e também recebemos feedback positivo até o momento.

E o mais importante, eles nunca tentaram nos deter, nos censurar, ou qualquer coisa do gênero. Até agora, sempre fomos capazes de dizer o que quer que quiséssemos para que pudéssemos criticar quem quer que quiséssemos. Se dizemos que há um problema de racismo dentro da polícia, eles nunca disseram: “você não pode dizer isso”. Portanto, isso era importante.

Se eles tivessem dito isso em algum momento, teríamos abandonado o programa porque isso é o mais importante para nós. Então, precisamos ser capazes de apresentar nossa análise. E eles podem não gostar disso, mas ainda temos que ser capazes de dizê-la. E até agora, isto tem funcionado bem. Mas como eu também disse antes, a AfD, por exemplo, está hoje no parlamento, e eles estão tentando fechar programas que fomentam estas iniciativas. 

Por isso, para nós, é cada vez mais importante não depender mais desses programas. Ainda achamos essencial que eles existam e que eles financiem nosso emprego neste momento. E temos voluntários, nem todos que trabalham aqui estão em uma posição remunerada. Mas você sabe que quando você começa algo como este trabalho, você começará pequeno, e também dependerá de vínculos voluntários, que doam suas horas extras para este tipo de iniciativa. O ideal seria viver apenas de doações para o futuro, e só teríamos doadores suficientes que nos financiariam todos os meses para que possamos continuar fazendo o que estamos fazendo.

Felizmente, após mais de três anos de luta por isto, esta casa aqui, agora podemos comprar a casa com todos os outros inquilinos do edifício, e se tivermos que pagar alguma quantia, isto é, entre nós, os inquilinos, isto também é como um alívio maciço para a segurança deste projeto no futuro.

Pensando no Brasil, posso dizer que a extrema-direita atua e tem muita adesão ao público na Internet. O foco do Apabiz me parece estar nos arquivos de cópias impressas. Você faz algum tipo de recuperação e preservação de material on-line?

Bem, acho que todo arquivo precisa pensar no que fará com a Internet. É um problema para cada arquivo; é algo com o qual todos têm que lidar. E principalmente porque as mídias sociais existem, e elas tornam este acúmulo ainda mais difícil.

No passado, se costumávamos seguir certos websites, era basicamente possível fazer uma lista e seguir “os 200 websites mais importantes da Alemanha”. Era possível baixá-los e salvá-los, antes disso era possível. Mas com as mídias sociais, basicamente perdemos essa capacidade e não nós arquivamos, mas também não temos velocidade suficiente necessária imediatamente para analisar, indexar e organizar esses conteúdos. Porque, se você armazena algo, você tem que ter certeza de encontrá-lo novamente. E eu não posso fazer isso quando eu faço o download de um milhão de contas no Twitter, por exemplo. Isso não vai funcionar.

Mas obviamente, nós olhamos para estes fenômenos, e usamos algum conteúdo desta fonte para nossa análise quando escrevemos artigos. Mas, é difícil colocar material digital em arquivo. É um problema global, e acreditamos que estamos todos esperando por algum tipo de solução técnica onde possamos então dizer, OK, não vamos baixar tudo ainda. Estes são os canais mais críticos que precisamos monitorar e depois ter uma solução técnica adequada.  

Entretanto, acho bastante interessante que, em geral, os jornais passem por um momento desafiador. Mas quando olhamos para a extrema direita nos últimos dez anos, eles estão começando novos jornais, e parecem ter muito sucesso com isso. Não é apenas on-line, mas eles também conseguiram de alguma forma vender seus livros, seus jornais, talvez não para o público em geral, mas para as pessoas que estão dispostas a comprar estas coisas. E nisto, eles são consistentes. Desta forma, é possível medir que existe um mercado para isso. Definitivamente, e eles parecem se sair muito bem financeiramente agora.

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O Apabiz também faz parte da AGGB. Na sua opinião, qual é a importância de fazer parte de uma rede profissional e, além da AGGB, em quais outras redes o Arquivo está conectado? 

Nós pertencemos a várias redes. Eu acredito que estamos na AGGB e o Arquive von Unten (Arquivo dos “de baixo”, em alemão), uma rede de arquivos similares, especialmente arquivos que trabalham principalmente com movimentos sociais. E existem independentes como nós. Você tem que se organizar com outros para compartilhar sua experiência e seus conhecimentos.

Por exemplo, você pode aprender a trabalhar como arquivista, mas muitos arquivos não têm ninguém com esse conhecimento técnico. Ou eles o fazem apenas em tempo parcial, ou não são pagos e têm tempo restrito para trabalhar. Portanto, para atingir um certo nível de profissionalismo, acho imperativo que tenhamos estas redes e que possamos dizer um ao outro: “Ei, nós temos, este novo software que somos, você pode usá-lo também porque é super fácil e torna sua vida melhor”.

Ou alguém para lhe explicar como você poderia organizar seus livros nas prateleiras, porque assim eles durariam muito mais. Existem redes distintas que podem nos dar informações diferentes, como bibliotecas especializadas, arquivos de arte, e aquelas que se concentram no tema da extrema direita e analisá-lo. Esta variedade é excelente para nós, pois também queremos fazer um trabalho educacional, e é sempre bom se beneficiar de toda esta possibilidade de troca de conhecimento.

Por exemplo, um projeto que estamos hospedando aqui. Por exemplo, fazemos parte do NSU Watch (Observatório NSU). Este projeto foi fundado para monitorar a NSU, o National Socialist Underground Movement (Movimento Nacional Socialista Underground, um grupo terrorista de extrema-direita, responsável por 10 assassinatos, vários ataques a bombas, roubos). O processo foi realizado em Munique, e depois ocorreram diferentes comissões de inquérito e parlamentos locais. 

Para observar o rastro que não poderíamos ter feito a partir de Berlim. Assim, nos reunimos com pessoas de outras partes da Alemanha que depois investigaram isso em sua região. E como uma rede, monitoramos o rastro e as comissões de inquérito. Compartilhamos como lidar com a extrema direita em nível nacional e nos apoiamos nesse caso complexo, que ainda hoje não foi solucionado. 

E como não se pode obter todo o conhecimento sobre tudo, a extrema direita está espalhada por muitos lugares diferentes e por tantos outros grupos, com focos muito diferentes e nuances diversas. Portanto, precisamos de pessoas para nos ajudar, mesmo a nível internacional. E a Alemanha é sempre emocionante para as pessoas que investigam a extrema-direita e o fascismo, mesmo sabendo que é como se agora também houvesse um retorno global. 

Há países da extrema-direita e, em alguns deles, eles dirigem o governo. Você vem do Brasil, e você sabe do que estou falando. Por exemplo, nos últimos anos, quando falamos com pessoas da Itália, é uma enorme diferença nos períodos em que a extrema-direita está em oposição, ou em ascensão, ou se eles dirigem o governo.

E nesse momento, você pode olhar a Itália ou a Áustria e ver como a sociedade está mudando. E isso pode nos ajudar a lidar com o que pode estar vindo na Alemanha e depois lutar contra isso, com redes de apoio e compartilhamento.  

Eu li uma frase importante sobre a Apabiz em uma entrevista: “Você não vem aqui só para ver coisas terríveis”. Ao mesmo tempo, é incrível ver este trabalho aqui, mas também é agridoce, pois este trabalho é realmente necessário até hoje. 

Sim…eu não concordo em compararmos a outros países, então os apoios são balizas para que possamos lidar com o contexto daqui. Mas, hoje eu vejo, por exemplo, que nós já mudamos muito nos últimos dois anos.

Eu não sei como isso mudou, mas certamente, algo se tornou mais visível. Algumas décadas atrás, era um desafio falar sobre o racismo na Alemanha. E ainda é, mas eu acredito que hoje há mais consciência.

E quase todos podem concordar, que o fascismo é algo a ser combatido. Mesmo a extrema-direita moderna agora não quer mais ter nada a ver com o fascismo. Não precisamos acreditar nisso, mas é o que eles estão dizendo. E isso significa que eles não podem simplesmente dizer essas coisas abertamente, e isso é porque ainda não se sentem seguros o suficiente, o que é uma coisa boa. 

Por outro lado, nem todos se dizem antifascistas, pois a palavra antifascismo na Alemanha tem uma impressão muito negativa para algumas pessoas. Mas é essencial entender que, no final, o fascismo é uma ameaça a todos que querem viver em uma democracia, por isso deve ser combatido por todos nós.  

Por exemplo, agora com o movimento Black Lives Matter, as pessoas sempre dizem: não é tão ruim quanto nos Estados Unidos. Isso pode ser o caso, mas também temos uma colossal violência policial. Por exemplo, nenhum estudo de caso foi feito na Alemanha sobre a violência policial e o racismo dentro da polícia durante décadas.

Mas alguns políticos ainda dizem que não precisamos nem olhar para isso, porque aqui na Alemanha não é assim. Portanto, eles negam o problema imediatamente. E isso é muito frustrante.

Mas, por outro lado, há momentos em que eu vejo que a resistência também funciona. Hoje, posso – é bastante desafiador ser positivo, especialmente com tudo o que vemos politicamente – só posso falar sobre a Alemanha, mas se você olhar como as coisas mudaram nos últimos 30, 40 anos, vimos, por exemplo, mais direitos da comunidade LGBTIQ, ou que nem mesmo há 30 anos atrás, não seria possível para você, como alguém que nasceu em outro lugar, ser considerado alemão. Portanto, vejo que isto mudou em algum momento, mas muito lentamente.

Nós poderíamos ter sido muito mais rápidos com isto, mas agora provavelmente ainda é mais confortável viver na Alemanha do que há 40 anos, então às vezes eu também tenho esperança.

*Essa entrevista faz parte do projeto Bibliotecas em Memoriais, realizado pela Bibliotecária Patricia Oliveira, no âmbito da bolsa Líderes do Amanhã, da Fundação Alexander von Humboldt (2019/2020). A versão original em inglês pode ser lida clicando aqui.

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