Por Leonardo Neto do Publishnews
Na última sexta-feira (13), José Castilho Marques Neto, até então secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), entregou sua carta de demissão ao titular do novo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A previsão é de que a carta seja protocolada nesta segunda-feira.
“Estou fora da estrutura governamental do PNLL porque não colaboro com governo ilegítimo, mas não sairei da luta pelo Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE)”, disse ao PublishNews. Castilho, que se aposentou como professor da Unesp em março passado, está abrindo uma empresa de assessoria e consultoria na área do livro, leitura e biblioteca. O executivo já começou uma consultoria para rearticular a Editora da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (Fap-Unifesp) e já realizou também consultorias pontuais no exterior, como a avaliação do Plano Municipal de Leitura da cidade de Medellín, na Colômbia. “Como o trabalho na Secretaria Executiva do PNLL era muito absorvente, embora pro bono, agora terei mais tempo para atuar com consultoria, formação e se houver propostas, partir para outras searas”, comentou.
Antes de deixar o cargo, Castilho orquestrou a iniciativa de apresentar ao Congresso o PL da PNLE, que estava estacionado na Casa Civil há meses. “A intenção é não deixar minguar uma iniciativa de tantos anos”, disse na ocasião ao PublishNews.
Comentários
Comentários