Por Isis Capistrano do G1 de RO
A biblioteca mais antiga de Porto Velho, Dr. José Pontes Pinto, será fechada ao público sem prazo para retorno. O local foi alvo de uma série de furtos nas últimas duas semanas e não tem condições de continuar o atendimento por conta da depredação sofrida no lugar. De acordo com a Secretaria da Juventude Escola e Cultura (Sejucel), o projeto de reforma da biblioteca já está em andamento, mas depende de análise do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), pois o prédio virou patrimônio cultural. Até a publicação desta matéria, o G1 não conseguiu entrar em contato com o Iphan.
A bibliotecária Cristiane da Costa Ferreira conta que o primeiro furto aconteceu no último final de semana do mês de fevereiro e tornou-se constante até a última segunda-feira (7). Os ladrões levaram três computadores, uma impressora, fios elétricos das centrais de ar e caixa de luz.
Funcionários empacotavam os livros na manhã desta quarta-feira (9). Cerca de 20 mil títulos serão levados para a Casa de Cultura Ivan Marrocos enquanto o local não é reformado.
Além dos aparelhos furtados, os vândalos também levaram torneiras e louças. Também abriram enormes buracos no telhado do local, o que facilitou a entrada de água da chuva e transformou o chão em poça de lama. O crime foi registrado na Delegacia de Polícia.
Bandidos entraram pelo teto, segundo bibliotecária (Foto: Ísis Capistrano/ G1)
Comentários
Comentários