No ano de 2013, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.835, que instituiu oficialmente o Dia Nacional da Matemática. Desde então, no Brasil, o dia 6 de maio, tornou-se um dia de comemoração para alunos, professores e admiradores da Matemática, esta disciplina tão temida e odiada por tantos estudantes.
A criação desta data não só homenageia a disciplina de Matemática, como também propõe uma reflexão sobre o ato de ensinar e do seu consequente aprendizado, bem como sobre as instituições de ensino e suas bibliotecas, que fomentam a pesquisa e contribuem para a formação e desenvolvimento de seus estudantes.
Mas, por que estamos mencionando tal data? Porque a Biblioteca Leopoldo Nachbin, mais conhecida como Biblioteca da Matemática ou do IM, da UFRJ, no próximo dia 28 de junho de 2023 comemora os 50 anos de sua criação.
Criada em 1973, a Biblioteca recebeu seu certificado de registro emitido pelo antigo Instituto Nacional do Livro, que em agosto de 2014 foi atualizado e oficialmente regulamentado no Conselho Regional de Biblioteconomia/CRB-7 com o nome de Biblioteca Professor Leopoldo Nachbin – Instituto de Matemática/UFRJ.
A Biblioteca recebeu este nome para homenagear o matemático brasileiro Leopoldo Nachbin (1922-1993), cujas vida acadêmica e produção científica sempre mantiveram profundas ligações com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Professor Leopoldo Nachbin. Foto: Internet
Nachbin foi professor titular do Instituto de Matemática da UFRJ, publicou centenas de artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais, é autor de 10 livros, a maioria publicados no exterior, e foi editor da prestigiosa série “Mathematical Studies”.
A coleção da Biblioteca Leopoldo Nachbin começou a ser constituída em 1967, a partir de doações das extintas Faculdade Nacional de Filosofia e da Escola Nacional de Engenharia.
Com a implementação da Biblioteca Central do CCMN, em 1978, que ficou com a coleção da graduação, parte de seu acervo foi transferido para o IM, deixando para a Biblioteca Leopoldo Nachbin a missão de atender às demandas dos cursos de pós-graduação oferecidos pelo Instituto de Matemática.
Foto Acervo da biblioteca. Foto: Facebook da biblioteca
Em 1990, a Biblioteca passou a integrar o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI), órgão responsável pelo gerenciamento e integração entre as 44 bibliotecas que compõem a universidade.
Em 1996, houve a inauguração das novas instalações da Biblioteca e em 1998, a criação da Base Minerva, que é o catálogo bibliográfico da UFRJ. Em 2008, foi criado o site da Biblioteca, em 2011 ela passou a integrar as redes sociais, Facebook, e em 2021 o Instagram.
A Biblioteca situa-se no campus da Ilha do Fundão e suas instalações físicas ocupam uma área de 344 m², contendo acervo, serviços internos, espaço para leitura e circulação. Atualmente, conta com uma equipe composta por 3 bibliotecários e 3 auxiliares, e dispõe de um acervo formado por livros, periódicos, e-books, teses e dissertações especializado em Matemática, Estatística, Ciências atuariais, Ensino de matemática e História das ciências. Possui como missão atender as demandas informacionais da comunidade acadêmica, oferecendo produtos e serviços e participando de maneira ativa no processo de ensino, pesquisa e extensão.
Biblioteca do Instituto de Matemática – Professor Leopoldo Nachbin (UFRJ). Foto: Facebook da Biblioteca
Por isso, no seu aniversário de 50 anos, é importante comemorarmos, mas também refletirmos sobre o nosso papel perante a sociedade e a comunidade acadêmica.
Dentre os inúmeros desafios enfrentados pela Biblioteca ao longo dos seus 50 anos de existência, como problemas de infraestrutura, carência de verbas orçamentárias e desatualização do acervo, a emergência sanitária e o distanciamento social causados pela covid-19 impuseram uma reorganização dos serviços prestados bem como o desenvolvimento de novas competências informacionais e tecnológicas para os bibliotecários.
A reabertura da Biblioteca foi e tem sido um dos maiores desafios do momento. Foram cerca de 2 anos fechada devido à pandemia, e para garantir o uso de fontes de informação de acesso aberto, mais do que nunca entraram em cena os e-books (livros eletrônicos), as bases de dados online, o repositório institucional (Pantheon). A comunicação com os usuários ganhou força com as mídias sociais e o bom e velho já conhecido e-mail. Além disso, a atuação bibliotecária refletiu-se em esforços voltados para a produção e compartilhamento de informações confiáveis.
Esta é uma demonstração de como as bibliotecas são organismos vivos e em crescimento, já dizia o célebre matemático e bibliotecário indiano Ranganathan, e de como as bibliotecas universitárias precisam atualizar-se e acompanhar as demandas e transformações oriundas da sociedade e de sua comunidade acadêmica, para que se mantenham produtivas e necessárias aos olhos das futuras gerações. E sigamos em frente!
Biblioteca do Instituto de Matemática – Professor Leopoldo Nachbin (UFRJ)
Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do CT – Bloco C – sala 120 / Ilha do Fundão – Rio de Janeiro
Horário de atendimento: 8h30 às 20h30 – segunda a sexta
Telefone: (21) 3938-7397 | E-mail: atendimento.bib@im.ufrj.br
Site: www.im.biblioteca.ufrj.br
Facebook: facebook.com/bibliotecaim
Instagram: @bibliotecaim
Comentários
Comentários