Em 2021 a Biblioo, maior portal sobre livros, leitura e bibliotecas do Brasil, completa 10 anos e traz uma série de novidades aos seus leitores. O principal deles é o seu novo site, que além de ter um layout muito mais limpo e dinâmico, conta com uma série de novidades.
Além de reportagens, artigos de opinião e entrevistas que movimentam o universo dos livros, leitura e bibliotecas, a página traz agora a categoria “oportunidades”, que como o próprio nome sugere, destaca oportunidades como vagas de emprego, editais entre outros.
Na editoria “conhecimento” o leitor vai encontrar em destaque trabalhos de pesquisa que resultaram em dissertações de mestrados e teses de doutorados, sendo estes submetidos pelos interessados e validado pelos editores. Uma forma de divulgar a produção acadêmica daqueles que desenvolvem pesquisa nessa área.
Em “biblioteca em destaque” serão mostradas fotografias de bibliotecas, com breve legenda, podendo os interessados submeter propostas à Biblioo de forma permanente. Essa é uma forma de valorizar o espaço das bibliotecas brasileiras, muitas das quais desconhecidas do grande público.
Na categoria “Biblioo Recomenda”, será feita uma curadoria de matérias relevantes sobre os temas de livro, leitura e bibliotecas, redirecionando para a publicação original. Ou seja, nossa publicação se emprenhará em encontrar o melhor sobre o tema, publicado em outros veículos, para facilitar a vida dos nossos leitores.
Outra novidade importante: a Revista Biblioo, versão em PDF, que desde 2017 tinha periodicidade trimestral, agora retoma seu antigo modelo mensal. O diferencial fica por conta do conteúdo, que agora é exclusivo para assinantes, uma tentativa de garantir a manutenção do projeto.
A propósito, a edição 79 da Revista Biblioo, que já está no ar e pode ser assinada por R$ 9,90 (nove reais e noventa centavos), traz uma série de textos sobre o acervo da Cinemateca Brasileira, atingida recentemente por um incêndio que destruiu parte do material lá depositado.
A assinatura garante o acesso aos conteúdos exclusivos, bem como a versão em PDF da edição mensal da Revista Biblioo. De quebra, você ajuda a garantir a continuidade das atividades de fomento à produção de conteúdos, possibilitando uma autonomia financeira ao projeto e garantindo o aumento do volume de nossas produções.
Nas redes sociais a Biblioo aumenta a sua atuação com a criação da sua página no Instagram ao mesmo tempo em que se consolida no Facebook. No seu canal de vídeo no YouTube, a ideia é aumentar o volume de produções, com a realização de novas lives, o que também deve se dar a partir de novas parcerias, como o com “Lendo com Nicolas”.
“Tudo o que está sendo feito visa de um lado garantir quantidade e qualidade de conteúdo sobre livros, leitura e bibliotecas aos nossos leitores e de outro busca permitir a manutenção do projeto, que hoje é reconhecido no Brasil como uma das maiores referências na área”, destaca Chico de Paula, editor-chefe da publicação.
Comentários
Comentários