22
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A biblioteca é um dos meus lugares favoritos no mundo desde que me sentei de pernas cruzadas no chão, virando páginas de livros ilustrados na seção de crianças da Biblioteca Morrison-Reeves (Richmond, EUA). Meu sonho de escrever um livro começou na biblioteca.

Outro dia, alguém compartilhou comigo que sua biblioteca havia encomendado meu livro de receitas, “Eat at Home Tonight”, e fiquei tão animada em saber que meu livro estará na prateleira da biblioteca!

Não são apenas os livros da biblioteca que foram importantes em minha vida, mas o próprio espaço tem um significado para mim. Eu conheci diversos amigos na biblioteca. Meus filhos conheceram pessoas interessantes e aprenderam sobre todos os assuntos por meio de atividades da biblioteca.

Durante os programas de verão, meus filhos e seus amigos puderam ver de perto os pássaros selvagens, fazer papel reciclado, material de tie-dye e muito mais. As bibliotecas fornecem um local para as comunidades se reunirem e crescerem.

Em essência, as bibliotecas estão realmente nos mantendo unidos de maneiras que costuma dar certo.

  1. Bibliotecas são prédios físicos reais onde encontramos pessoas reais, cara a cara, e seguramos os livros em nossas mãos. Ao frequentar a biblioteca muitas vezes, vemos as mesmas pessoas, permitindo que as amizades cresçam.
  2. Bibliotecários e frequentadores de bibliotecas fazem mais para promover o amor pela leitura do que qualquer outro grupo de pessoas. Mais crianças se apaixonam por livros e ideias em bibliotecas do que em qualquer outro lugar do mundo. Os livros trazem simultaneamente conforto, segurança, aventura e amplia a noção de mundo para crianças e adultos.
  3. Você pode aprender quase tudo através da biblioteca. De cursos de informática a cursos on-line, aulas de língua estrangeira, sua biblioteca local oferece muito para a comunidade.
  4. Divertir-se não é difícil quando você tem uma carteirinha da biblioteca.
  5. Uma tarde andando pelas estantes de livros pode trazer calma e paz a qualquer um.
  6. Em nenhum outro lugar você é encorajado a levar o máximo que puder, mas pode sair pela porta da biblioteca, abarrotado de sacolas de livros cheios ou se esforçar para ver ao redor da torre de livros equilibrados em seus braços. Este é o melhor tipo de indulgência.
  7. Ações culturais da biblioteca, como a hora do conto, os clubes do livro, oficinas e outras atividades, promovem amizades verdadeiras entre as pessoas. Os programas Book Buddies para adultos casados ​​e programas comunitários em casas de repouso e instalações de assistências, trazem benefícios da biblioteca (e conexão humana) para aqueles que não podem mais sair.
  8. Como não há compromisso para comprar ou armazenar os livros, os clientes da biblioteca estão livres para explorar qualquer assunto ou autor que agrade a sua imaginação. É improvável que eu compre um livro sobre caça de cogumelos ou arte moderna ou como construir um baralho de quintal, mas ficaria feliz em ler qualquer um deles na biblioteca.
  9. O sistema Decimal Dewey traz uma ordem ao mundo que nos inspira a também trazer ordem às nossas vidas. Ok, talvez seja um exagero, mas há algo adorável em categorizar todos os assuntos do mundo em um sistema ordenadamente numerado.
  10. A seção de biografia é cheia de lições de vida que podemos aplicar, tanto o que fazer como o que não fazer para o sucesso e a felicidade.
  11. Há beleza em um livro que foi passado e lido por muitas pessoas.
  12. Assinar o seu nome na sua primeira carteirinha da biblioteca é o primeiro direito em ser um membro ativo da sociedade.
  13. As bibliotecas armazenam história, artefatos e histórias locais, além de serem um recurso para as atividades locais nos dias de hoje.

As bibliotecas são os heróis desconhecidos de nossas comunidades. Todo mundo que faz parte da criação de bibliotecas também está tornando o mundo um lugar melhor. Carregue (e use) a sua carteirinha da biblioteca com orgulho!

*Publicado originalmente no site Read it Forward sob título 13 Reasons Why Libraries are Holding Us All Together. Tradução de Tatiani Meneghini

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Coletivo cultural realizará performance na rua após sofrer censura no Rio

Próximo post

Kindred: a leitura fácil de um livro difícil