0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Tecnologia Assistiva, termo que identifica os recursos e serviços que contribuem para ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover autonomia e inclusão.

Os recursos utilizados para facilitar a integração e inclusão do deficiente intelectual na sociedade vão desde jogos educativos manuais, a um complexo sistema computadorizado (softwares e hardwares especiais), que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, entre outros. Já os serviços são aqueles prestados por profissionais à pessoa com deficiência intelectual, visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplos podem ser citados as avaliações, a experimentação e o treinamento de novos equipamentos que facilite sua integração.

A inclusão digital possui o papel de resgatar os excluídos e incluí-los na sociedade da informação, por meio de políticas que visem ao seu crescimento e autonomia.

Os professores precisam estar nesta inclusão. O livro “A inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica” da autora Maria Elizabeth Biancocini de Almeida relata tal inclusão, tendo em vista que os professores em décadas passadas não usavam o computador como atualmente. Na educação, é fundamental para auxiliar os professores em suas aulas, recursos como o computador com internet e acesso a redes de relacionamento interativo, como redes sociais, blogs, bibliotecas virtuais, jogos educativos, softwares educativos, cadernos eletrônicos, telas sensíveis ao toque, teclados adaptados, acionadores, próteses para comunicação (deficientes intelectual com vocabulário restrito), controle de ambiente entre outros.

Leia o texto completo na edição 43 da Revista Biblioo. Clique aqui e adquira em nossa loja virtual.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Pluralidade de saberes

Próximo post

Concursos na UFF e na DPU

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *