0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A seção sobre livros do site do jornal O Globo já não está mais acessível aos seus leitores. O endereço https://oglobo.globo.com/cultura/livros, que há tempos já não fazia parte do menu principal do site, mas que ainda era acessível digitando-se a URL nos navegadores, foi definitivamente descontinuado. Com a medida, os artigos sobre livros do periódico carioca ficaram misturados na editoria cultura.

Em 2015 a publicação já havia encerrado de forma repentina e melancólica a publicação do caderno “Prosa e Verso”. À época o principal colunista do caderno, José Castello, criticou severamente a decisão do fechamento do espaço: “Uma pena que o ‘Prosa’ se acabe justamente em um momento em que nos sentimos espremidos por vozes que repetem, sempre, os mesmos ataques e as mesmas agressões”.

O jornalista e escritor Claudio Soares, que foi colunista da seção, explica que enquanto a seção do O Globo é descontinuada, a seção Books do The New York Times segue firme, com diversas resenhas publicadas semanalmente, desde 1896. “O jornal inclusive anunciou há poucos dias que conseguiu aumentar consideravelmente o número de assinantes da sua versão digital”, lembra Soares.

“Uma seção exclusiva de livros é importante. Deveria haver uma em cada jornal brasileiro. As editoras também deveriam brigar por isso. As crises do mercado editorial e dos jornais andam de braços dados. Uma seção de literatura nos jornais, ajudaria tanto um quanto outro a recuperar leitores”, critica o jornalista.

A Biblioo entrou em contato para saber o motivo pelo qual a seção foi descontinuada, mas até a publicação dessa matéria não havíamos recebido resposta.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

O segundo em que delicadeza e melancolia se fundem

Próximo post

A biblioteca no website escolar