0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

912025_96660674Quando a gente decide estudar pra concurso a gente se depara com uma série de questões (além das de prova!).  São várias, várias decisões a serem tomadas com relação a horário, métodos de estudo, material…

Dinheiro não dá em árvore, e muitas vezes a falta dele leva alguns candidatos a desistirem da preparação. Os gastos com cursos, textos, apostilas, livros, e inscrições para os certames podem nos levar ao mais completo desespero…

Não sei quanto às outras áreas, mas em um aspecto os bibliotecários tem grande vantagem: os autores da nossa área publicam em seus livros conteúdos muito similares aos de seus artigos. E muitas revistas e periódicos da nossa área disponibilizam os textos (na íntegra!) na internet.

Isso significa que, mesmo que um livro esteja esgotado na editora, a gente não precisa se desesperar nem sair burlando a lei de direitos autorais. A gente pode fazer uso dos bons artigos de periódicos que estão aí pela internet pra gente baixar. E se o livro ainda estiver disponível no mercado, mas a um preço muito fora do nosso poder aquisitivo, também dá pra ir quebrando o galho com os artigos. Eles vão apresentar os principais conceitos na visão do autor, o que ajuda muito na hora de estudar.

Mas é importante lembrar que os artigos, por definição e natureza, jamais serão tão completos quanto os livros. Então, use os artigos, e não pare de estudar. Mas quando houver tempo, dinheiro e o livro disponível, reveja todo o conteúdo. O que não vale é ficar inventando desculpa para não estudar!

Quer ter uma ideia de onde encontrar artigos legais?

Quem tiver mais algum link interessante, e quiser divulgar, é só deixar um comentário aqui no post!

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

3º Seminário de Informação em Arte começa nessa segunda-feira!

Próximo post

STF arquiva ação penal de acusado de roubar livros no Ceará

1 Comentário

  1. Fernanda Barros
    3 de fevereiro de 2014 a 9:13 — Responder

    Gostei das dicas, já tinha pensado nessa possibilidade.

    Segue link de uma base de dados muito boa na nossa área.
    http://www.brapci.ufpr.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *