0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Edgar Roquette-Pinto (25/09/1884 – 18/10/1954), considerado o pai da Radiodifusão Educativa no Brasil, criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (na Semana de Arte Moderna de 1922) que, mais tarde, tornou-se a Rádio MEC, sendo doada ao Ministério da Educação em 1936. Neste mesmo ano, fundou o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) que dirigiu até 1947, gravando vários documentários em curta-metragem. Idealizou o primeiro canal educativo no país (1952), porém o projeto foi arquivado e mais tarde se tornou a TVE (atual TV Brasil).

Este brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, criado em Juiz de Fora (MG), pai de 3 filhos, dedicado aos estudos, exerceu diversas profissões paralelamente, atuando como médico legista, educador, antropólogo, etnólogo e ensaísta.

Foi membro da Academia Brasileira de Letras (cadeira 17), da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Medicina, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Sociedade de Geografia, entre outras. Recebeu homenagem pela Academia Brasileira de Médicos Escritores, da qual se tornou patrono da cadeira 33.

Ingressou no Museu Nacional em 1905, atuou como Diretor (1926-1935), criou o Serviço de Assistência ao Ensino (SAE) de História Natural na instituição e promoveu diferentes eventos de natureza científica e cultural. Enquanto trabalhava no Museu, recebeu diversas personalidades como o aviador brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), os físicos Albert Einstein (1879-1955) e Marie Curie (1867-1934).

Leia o texto completo na edição 35 da Revista Biblioo. Adquira em nossa loja virtual.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Gestão do Conhecimento

Próximo post

Licenciatura em Biblioteconomia

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *