0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ) lançará, no dia 15 de dezembro de 2011, seu novo website. Criada em 1995 e oficializada em 2006, a Rede discute a necessidade de elaboração de um website independente desde sua oficialização.

Em entrevista com a atual presidente da Rede, Mary Komatsu Shinkado e com a primeira secretária, Isabel Ariño Grau, foram apresentados os motivos para criação do website, seus objetivos, o processo de desenvolvimento, o conteúdo disponibilizado e as futuras propostas.

De acordo com as representantes da Rede, anterior a este lançamento, uma série de ações sucederam-se: após sua oficialização, a Rede optou pela hospedagem de conteúdo no website do Instituto Goethe, que o disponibilizou sem ônus, entretanto havia dificuldades na atualização das informações; em seguida, foi criado o blog, que era constantemente atualizado, porém limitado em suas funções; de 2006 a 2011, foram formadas diversas comissões de trabalho, contudo, apesar de antigo, o projeto só pode ser colocado em prática, com a estrutura adequada, este ano, por dificuldades financeiras.

A verba aplicada é proveniente da cobrança de anuidade, iniciada em 2006, às instituições que fazem parte da Rede. Direcionada também para outras ações, a verba em caixa e a parceria com a empresa Raja Informática, desenvolvedora de websites, tornaram a proposta uma realidade.

“Quando você faz um site, é necessário ter autonomia para atualizar os dados e fazer as modificações que precisar”, diz Isabel, e esta necessidade de modificar estruturas, atualizar o conteúdo de maneira prática e possuir mais ferramentas à disposição, motivaram a REDARTE/RJ a ter seu próprio website.

O processo de desenvolvimento do projeto consistiu em, primeiramente, determinar o que era necessário para o website, quais ferramentas gostariam de utilizar e definir o conteúdo a ser disponibilizado. Também foi ponderada a possibilidade de manutenção e atualização dos dados pelos próprios membros da Rede. Após definidos os parâmetros da proposta, a segunda etapa foi o levantamento de valores com empresas e pessoas físicas que prestavam este tipo de serviço e a escolha pela proposta que se adequasse melhor no campo financeiro e estrutural.

A Rede tem este projeto como um passo inicial e ainda não finalizado. Após o lançamento, é provável que ainda ocorram diversas mudanças, o que faz parte do processo de amadurecimento do website.

Com este lançamento, a Rede pretende divulgar e disponibilizar seus produtos e serviços para o público alvo: profissionais da área de informação em arte e pesquisadores, além de dar visibilidade aos acervos das bibliotecas integrantes, a fim de fomentar o uso.

O conteúdo disponibilizado contará com: dados sobre a Rede; informes mensais; divulgação de cursos e eventos promovidos pela Rede, pelas unidades integrantes e por outras instituições; produtos e serviços (como a disponibilização de apresentações de palestrantes em eventos e o Guia de Bibliotecas Brasileiras em Artes – que pretende reunir todas as bibliotecas especializadas na área, em âmbito nacional); vídeos sobre a Rede, bibliotecas integrantes e palestras; clippings sobre a Rede; links interessantes sobre acessibilidade, conservação e restauração, instrumentos de controle terminológico (tesauros e vocabulários controlados, voltados para área das Artes) e portais para pesquisa; contatos das bibliotecas integrantes com link direto para seus catálogos online; álbum de fotos e acesso às redes sociais. “É como se fosse um agregador de informações”, diz Isabel.

A REDARTE/RJ, que possui atualmente 34 unidades integrantes, visa disponibilizar, futuramente, uma busca integrada nos catálogos destas unidades. “No momento, isto ainda não é possível, mas é um projeto que almejamos”, diz Mary.

 

A gestão da atual presidente está no fim, porém a Rede possui algumas linhas mestras de atividades a serem desenvolvidas em 2012, entre elas estão: o amadurecimento do website e do Guia de Bibliotecas Brasileiras em Artes e dar sequência ao Ciclo de Palestras característico da Rede.

Para acessar o website, visite a página da REDARTE/RJ no Facebook, a partir do dia 16/12/2011, e clique no link que será disponibilizado.

Confira aqui a entrevista de Mary Komatsu Shinkado e Isabel Ariño Grau na íntegra.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!
Post anterior

Mary Komatsu Shinkado e Isabel Ariño Grau

Próximo post

Nesse Natal, desapegue-se!

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dez =