0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O tempo ruim que não deu trégua durante todo o final de semana no Rio não assustou as mais de 40 mil pessoas (conforme estimativa da organização do evento) que prestigiaram o ArtRua, evento que, em sua quinta edição, reuniu arte, gastronomia e música no Centro Cultural Ação Cidadania, na região portuária da cidade.

André Bretas
André Bretas: com a crise econômica ficou mais difícil fazer captação de recursos. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo

O evento contou com a exibição de trabalhos de diversos artistas do Brasil e do exterior, tendo como destaque os trabalhos assinados por artistas de São Paulo, conhecida como a capital internacional do grafite.

Mas não foram só os paulistas que marcaram presença no ArtRua.  A agente artística Claudia Aires trouxe ao evento trabalhos de diversos artistas pernambucanos, dentre os quais Gio Simões Glanes, Jota Zeroff e Juliana Lapa, com trabalhos que vão das artes plásticas contemporânea à arte de rua propriamente dita.

“A internet criou uma abertura muito forte e tirou essa coisa marginal [da arte de rua], por que os artistas urbanos, os artistas, os grafiteiros que estão nos muros, eles estão passeando com mais liberdade pelos meios de comunicação que hoje é a internet, são as redes sociais; consequentemente as empresas, as galerias, as galerias renomadas, as galerias iniciantes começam a observar esse artista de outra forma e traz ele pra galeria, e ele começa a transitar em todos os lugares; então eu acho que esse conceito de arte marginal já acabou; eu acho que é mais uma questão de atitude, do que mesmo de espaço”, diz Claudia.

Claudia Aires trouxe ao ArtRua trabalhos de diversos artistas nordestinos. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo
Claudia Aires trouxe ao ArtRua trabalhos de diversos artistas nordestinos. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo

Além das artes plásticas, a musica e a gastronomia também deram a tônica do evento. O Espaço Rua Gastronomia, que este ano ficou a cargo de Pedro Benoliel, fez uma seleção de estabelecimentos conceituados do Rio para todos os gostos, entre eles, Brasa BBQ, Botero em Pé, Ribs, Refeitório, La Choriceria, Che Boludo e Bar do Toninho.

Na parte musical, destaque para os shows de Nitú e Quinteto Nuclear que fecharam a programação neste domingo.

Embora avalie de forma positiva a 5ª edição do ArteRua, André Bretas, idealizador e um dos realizadores do evento, reclama da falta de incentivo, pois, segundo ele, com a crise financeira ficou muito difícil a captação de recursos.

“Os nossos maiores patrocinadores eram construtoras e com a crise nós tivemos de colocar dinheiro pro evento acontecer”, esclarece André. Segundo ele, a ideia agora é levar o evento para São Paulo e em dois anos fazer uma feira internacional, “levando o artista brasileiro para fora do Brasil”.

Abaixo algumas imagens do evento:

 

 

ArtRua 9
O Centro Cultural Ação Cidadania, na região portuária do Rio, abrigou o ArtRua. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo
ArtRua 2
Público compareceu para prestigiar o trabalho dos artistas urbanos no ArtRua. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo
ArtRua 3
Os trabalhos de diversos artistas encantaram o público. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo
ArtRua 5
Não só a arte de rua, mas as artes plásticas em geral ganharam espaço no evento. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo
ArtRua 6
A expectativa de 40 mil pessoas estimada pela organização do evento foi superada. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo
ArtRua 8
Os visitantes puderam conferir os trabalhos de perto. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo
ArtRua 10
A chuva e o frio não desanimaram o público que fez fila pra conhecer os trabalhos dos artistas de rua. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo
O público interagiu com o trabalhos dos artistas de rua. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo
O público interagiu com o trabalhos dos artistas de rua. Foto: Chico de Paula / Agência Biblioo


Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

9ª Semana de Biblioteconomia da ECA

Próximo post

Daniela Alfonsi, diretora técnica do Museu do Futebol

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *