12
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Qual é o papel da biblioteca na sociedade inclusiva? Como a biblioteca pública pode contribui para o desenvolvimento econômico e social? O que é Gestão Inclusiva e como aplicá-la em bibliotecas públicas e comunitárias? Como tornar a biblioteca inclusiva com ações de baixo custo?

Essas e outras questões serão abordadas no projeto Diálogos para Inclusão, que vai selecionar gestores e profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias com o objetivo de transformar percepções e práticas sobre equipamentos culturais no Brasil. Os cursos serão realizados em fevereiro de 2019 nas cidades de Mariana e Varginha, Minas Gerais. As inscrições terminam no dia 18 de janeiro.

Diálogos para Inclusão foi idealizado e desenvolvido pelo Instituto Diversitas Soluções Inclusivas, que tem sede em São Paulo e possui uma longa história de atuação em acessibilidade na cultura e em gestão inclusiva.

Após dez anos de pesquisa e atuação junto às bibliotecas públicas, escolares, universitárias e institucionais, surgiu a oportunidade de desenvolver uma atuação mais sistêmica e completa para subsidiar bibliotecas públicas e comunitárias de regiões com menos acesso às novas experiências no tema Gestão Inclusiva, que engloba valorização da diversidade e promoção da acessibilidade.

Em 2018, a Diversitas reformulou o projeto e, com o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais, o inscreveu no 6º Concurso de Ajudas do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas).

A iniciativa concorreu com mais de 150 projetos do Brasil, Buenos Aires, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Medellín, México, Paraguai e Peru, e foi uma das 11 selecionadas pelo programa Iberbibliotecas. O projeto é uma parceria entre o Instituto Diversitas Soluções Inclusivas e o Sistema Estadual de Bibliotecas Municipais de Minas Gerais.

Cartaz do projeto Diálogos para Inclusão. Imagem: divulgação

Quem pode se inscrever?

As inscrições estão abertas para bibliotecas públicas e comunitárias brasileiras. Cada biblioteca poderá inscrever até 3 (três) profissionais. Esses profissionais devem ter vínculo permanente ou de longa duração com a biblioteca e ocupar cargos relacionados com a coordenação, elaboração e desenvolvimento de projetos.

Inscrições e seleção

O Projeto Diálogos para Inclusão recebe inscrições gratuitas de bibliotecas públicas e comunitárias até 18 de janeiro de 2019 por meio do site dialogosparainclusao.com. Mas atenção: as vagas são limitadas.

O processo de seleção dos participantes será realizado até 21 de janeiro de 2019 e todos serão comunicados do resultado por e-mail.

Local

As bibliotecas participantes poderão escolher entre duas opções de datas e locais para que seus profissionais participem:

– De 12 a 14 de fevereiro de 2019 na Universidade Federal de Ouro Preto em Mariana/MG.

– De 19 a 21 de fevereiro de 2019 na Universidade Federal de Alfenas em Varginha/MG.

Formação e acompanhamento

Na primeira etapa do projeto, os selecionados participarão de workshops sobre Gestão Inclusiva em Bibliotecas, conduzido por especialistas de atuação internacional. Temas como Biblioteca Acessível, Valorização da Diversidade, Interseccionalidade e Interculturalismo serão abordados sob uma perspectiva prática, considerando a realidade e o contexto de cada biblioteca.

Após a formação, as melhores ações idealizadas pelas bibliotecas participantes receberão acompanhamento técnico especializado para se tornarem realidade.

As bibliotecas participantes das duas etapas farão parte do conteúdo que será disponibilizado em Português e Espanhol sobre “Gestão Inclusiva em Bibliotecas: Perspectivas e Desafios” e que será compartilhado com bibliotecas de todo o mundo.

Para mais informações acesse o site do projeto: dialogosparainclusao.com.

Serviço

Projeto Diálogos para Inclusão em Bibliotecas.

Promoção de ações para a diversidade, inclusão e acessibilidade em bibliotecas públicas e comunitárias.

Inscrições até 18 de janeiro de 2019 pelo site dialogosparainclusao.com.

Vagas limitadas.

12 a 14 de fevereiro de 2019 na Universidade Federal de Ouro Preto em Mariana, Minas Gerais.

19, 20 e 21 de fevereiro de 2019 na Universidade Federal de Alfenas em Varginha, Minas Gerais.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Biblioteca de Minas suspende empréstimos após exoneração de servidores

Próximo post

O que é ler? O que é leitura?