0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A biblioteca Professor Aloysio Jorge do Rio Barbosa, do Colégio Pedro II, campus Duque de Caxias promove a exposição: O livro além das páginas. A mostra entrou em cartaz nesta segunda-feira (07) e tem como um dos seus objetivos disseminar e dinamizar o acervo para a comunidade escolar.

A iniciativa reúne obras literárias e históricas de grande relevância artística, cultural e intelectual, que fazem parte do acervo da biblioteca. Tais obras tiveram tamanho impacto na propagação de ideias que serviram de inspiração para outras expressões artísticas, como: música, teatro, cinema, novelas e séries.

A exposição é composta por seções que abordam temáticas como: Censura; Cidadãos críticos; A conquista de direitos; Registrar para não esquecer; Ganhando os palcos; Na TV; Em cartaz na sétima arte; Livros cantados; Heróis que saíram dos quadrados; Dos livros para os quadrinhos; A literatura em cordas; Jogos eletrônicos e literatura.

História em quadrinhos retratada na exposição / Foto: Alan Cruz

Uma das grandes novidades desta exposição é que o visitante pode interagir com as obras expostas sendo permitido o manuseio. Com esta prática a biblioteca dissemina e dinamiza o seu acervo com o objetivo de incentivar e ampliar as percepções da leitura.

O público pode interagir com as obras da exposição. / Foto : Alan Cruz

Segundo Alan Cruz, bibliotecário e um dos responsáveis pela exposição, a ideia de criar esta iniciativa surgiu a partir do momento em que a equipe da biblioteca observou que alguns alunos preferiam ver um filme, ao invés de ler o livro. Diante desta constatação, a equipe criou uma seção dentro da biblioteca intitulada, “Não julgue o livro pelo filme”, procurando separar todos os livros que foram adaptados para o cinema.

“A partir desta ação de organizar os livros de forma mais atrativa, nós conseguimos aumentar o empréstimo daquela seção e decidimos relacionar os livros e periódicos com temas que os alunos vivenciam. A ideia da exposição surgiu da observação e do diálogo com nossos alunos”, destaca Alan.

Para quem quiser conferir a exposição, ela fica em cartaz de 07/03 a 16/03, de segunda a sexta o horário de visitação é de 7h às 18h e no sábado de 7h às 16:30h.

A biblioteca Professor Aloysio Jorge do Rio Barbosa, do Colégio Pedro II, fica localizada na Rua Doutor Manuel Reis, 501, Vila Centenário, Duque de Caxias-RJ.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comments

comments

Postagem anterior

Projetos ensinam mulheres a programar e combatem o machismo na T.I

Próximo post

Em greve, professores e funcionários da Uerj fazem protesto no Rio

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *