23
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Mariza Russo, professora do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ), faleceu hoje (11). A informação foi divulgada pela Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitária (CBBU), que lamentou o fato, numa postagem em sua página oficial no Facebook.

Além de professora do CBG/UFRJ, do qual foi coordenadora da comissão responsável por sua implantação, Mariza coordenou o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ por 6 anos, de 1997 a 2003, sendo uma das responsáveis por sua consolidação, além de presidir a CBBU.

Doutora em Engenharia de Produção pela Coppe (2012) e mestre em Ciência da Informação pela ECO/UFRJ & IBICT (1992), graduou-se em Biblioteconomia e Documentação pela Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (1977), hoje Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Conforme informação divulgada na página da UFRJ na internet, o reitor da instituição, Roberto Leher, recebeu a notícia com consternação. Segundo ele, “é importante destacar a importância que Mariza Russo tem para a universidade”. Ele lembrou de sua atuação, em especial, “pelo processo de implantação do curso de Biblioteconomia na UFRJ”.

Nas redes sociais, as pessoas lamentaram o fato. “Bibliotecária com B maiúsculo, a sua trajetória na UFRJ foi marcante. Uma perda, uma grande perda. Bibliotecária e professora. Filha, mãe e avó. As palavras faltam nesse momento”, disse Paula Mello, atual coordenadora do SiBI/UFRJ. “Triste notícia! Mas devemos guardar em nossos corações a lembrança de uma guerreira que, sempre com um sorriso marcante, nos encorajava a melhorar, a compartilhar, a viver plenamente a biblioteconomia. Que seja eterna a plenitude da sua vida!”, se manifestou Teresinha Coletta.

As caudas da morte da professora ainda não foram divulgadas. A Biblioo está apurando os fatos e deve atualizar esta postagem a qualquer momento com novas informações.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

O destruidor de livros

Próximo post

"Nossas Noites", de Ritesh Batra: um delicado romance que vence a solidão