2
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O Espaço Cultural Correios Niterói foi construído em 1914 para abrigar  repartições postais e telegráficas da cidade, porém em 2014 ganhou uma nova função: levar cultura e lazer para os moradores da cidade e adjacências. O magnífico prédio de dois andares que abriga a instituição fica localizado na Av. Visconde do Rio Branco, nº 481, no Centro de Niterói, região metropolitana do Rio.

Nesta semana tive o prazer de visitar mais uma vez o espaço e de tomar ciência do projeto de promoção de leitura para crianças patrocinada pelos Correios e de ver duas exposições no térreo.

Crianças interagem com a exposição. Foto: Daniel Souza da Silva / Facebook

No início do mês de junho, foi realizado o projeto Lê para mim? na cidade. O projeto é, na verdade, encontros literários realizados com a participação de artistas e personalidades que se dispõe a ler livros infantis para as crianças das escolas municipais. Idealizado pela atriz Sônia de Paula e como produção de Marcelo Aouila, que são sócios na empresa Somar Ideias, o projeto já beneficiou 24 mil crianças entre 4 a 10 anos em todo o país. Ao final da leitura, as crianças ganham um livro infantil de presente.

A exposição Selfie do artista plástico Leonardo Santiago foi inaugurada no dia 02 de abril e permaneceu até 09 de junho de 2018. Esta exposição retratou diversas personalidades de destaque a nível nacional e internacional de diferentes áreas em quadros bem coloridos. “A febre da selfie me despertou essa perspectiva de tratar personalidades conhecidas pelo mundo todo. Sempre gostei de retratar personagens, mas era algo esporádico e essa é a primeira vez que faço uma exposição exclusiva disso. O objetivo também é abraçar tanto o público jovem quanto o mais antigo”, disse Santiago.

A outra exposição que ainda está no Espaço dos Correios é Caricaturas: nas luzes da favela do artista DAN, morador do bairro da Engenhoca (Niterói), cujo nome é Daniel Souza da Silva. O artista apresenta para o público de todas as idades o seu talento em extrair as características mais marcantes de personalidades brasileiras e internacionais e expressá-las utilizando a técnica de pintura digital.

São mais de 30 pessoas retratadas. Entre as personalidades, destacam-se jogadores de futebol, cantores, apresentadores de programas de televisão e até personagens da turma do Chaves. Desde a inauguração, no dia 12 de maio de 2018, a exposição vem atraindo um público diverso, de crianças e adolescentes a adultos.

A exposição ficará disponível até o dia 14 de julho. Conheça mais sobre a carreira e a história do caricaturista Dan, que já publicou suas obras em diversos jornais, como A Tribuna e O Fluminense, e do seu projeto Desenhando o Futuro em comunidades da cidade clicando aqui.

O Espaço Cultural Correios de Niterói vem, ao longo desses quatro anos de existência, configurando-se como um espaço de cultura, informação e lazer no coração da cidade da cidade, exatamente em frente à estação das Barcas. É um espaço nobre à disposição de toda a população, pois sua entrada é gratuita.

Serviço

Exposição: Caricaturas: Nas Luzes da Favela

Data: 12/05 a 14/07/2018

Local: Espaço Cultural Correios – Niterói

Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 481, Centro – Niterói

De segunda a sábado das 11h às 13h, exceto feriados.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Crônicas de uma andarilha pós- Idade Média - Parte 3

Próximo post

Fantasmas e mistérios perambulam por “Requiem”