Há 12 anos o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços abre o calendário brasileiro anual de festivais do gênero, destaca-se pela pluralidade de atrações e concorre, neste ano, ao Prêmio IPL – Retratos da Leitura, promovido pelo Instituto Pró-Livro.

 O prêmio tem como objetivo promover e dar visibilidade às ações de fomento à leitura e acesso ao livro promovido por diferentes entidades brasileiras como ONGs, mídia, empresas de cadeia produtiva do livro e bibliotecas públicas.

O Flipoços destaca-se pelo compromisso com o incentivo à leitura, recebendo anualmente cerca de 50 mil pessoas no festival, que tem duração de nove dias. Em 2017, mais de 80 autores nacionais e internacionais passaram pelo festival, que recebeu a inédita comitiva de sete escritores moçambicanos e contou com 120 atrações diferentes.

 “O Flipoços hoje é uma referência nacional e tem sido exemplo para muitos municípios Brasil afora, que se espelham nele. Além disso, o festival tem mostrado, ano a ano, o grande envolvimento da população não só de Poços, mas de toda região, com o evento. Como produto indutor e fomentador do livro e leitura, o Flipoços foi convidado a participar e concorrer ao prêmio IPL, que é de grande relevância no país, já que valoriza projetos com este perfil. Fico muito feliz em saber que nosso Flipoços tem cumprido essa missão tão digna: a de ajudar transformar o Brasil em um país de leitores”, destacou a criadora e organizadora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira.

Em 2017, mais de 80 autores nacionais e internacionais passaram pelo festival. Foto: divulgação

 A avaliação começou a ser feita no último dia 18 de setembro e uma comissão de especialistas ligados ao universo da literatura vai definir quem são os vencedores do Retratos da Leitura 2017.  Neste ano, com a criação da Plataforma Pró-Livro como uma ferramenta de mapeamento de projetos de leitura no Brasil, ficou decidido que a premiação seria feita por meio de inscrições voluntárias, fato que fortalece democratiza o Retratos da Leitura.

“Essa possibilidade nos apresenta ações diversas e numerosas, de diferentes portes”, afirma Iracema Nascimento, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e consultora do Instituto Pró-Livro. “Além disso, escrever um projeto para inscrevê-lo em um prêmio desencadeia um processo educativo nas organizações, de reflexões importantes sobre como elas podem sistematizar e comunicar suas ações”.

 O resultado da premiação será divulgado até o mês de novembro na Plataforma Pró-Livro.

 O Flipoços

O Flipoços 2017 e a 12ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas contaram com o patrocínio do Grupo DME, Prefeitura Municipal, Mineração Curimbaba, CBA Votorantim, Supervale, Codemig, Grupo Outcenter e Fribax e EPTV Sul de Minas. Parceria Cultural Sesc. Apoio IMS, Leiturinha, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Embaixada de Moçambique no Brasil, Camões Instituto de Línguas e Cooperação, CPCLP – Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, Instituto Pró-Livro, ACIA Poços, Senac, Poços Convention, ANL – Associação Nacional das Livrarias, Secretarias de Estado da Cultura, Turismo, Relações Internacionais e Educação. Realização GSC Eventos Especiais.

A data para o Flipoços em 2018 já foi definida. O evento vai acontecer entre os dias 28 de abril e 06 de maio. O tema será “A literatura e outros saberes”.  Mais informações podem ser acessadas pelo www.flipocos.com

Comentários

Comentários