foto_-_alecio_fernandes_editada

Local é utilizado por moradores como espaço de leitura e atividades culturais, porém, sofre com a falta de estrutura. (Foto: Alécio Fernandes/G1/Divulgação)

Por Lena Sena do G1 de CE

O Projeto Aqui Tem Sinal de Vida, desenvolvido na comunidade Morro do Santiago, na Barra do Ceará, busca na internet doações para a construção de uma biblioteca comunitária. A meta é conseguir R$ 5.000 por meio de financiamento coletivo, no site Catarse para reformar o espaço e construir uma escada de acesso segura.

Atualmente, o acesso é feito por uma escada de ferro que está quebrada e, por isso, não garante a segurança dos moradores. E, como o espaço era usado como residência, precisa de reformas para se adequar às atividades pretendidas e pensadas com a comunidade.

Em 25 dias de campanha no site, o Projeto foi apoiado por 31 pessoas e já conseguiu arrecadar R$ 3.105 em doações. Porém, ainda falta 38% do valor estabelecido. Caso alcancem mais que a meta, os voluntários que estão a frente do projeto pretendem utilizar o restante do valor para comprar materiais necessários para as oficinas a serem realizadas na Biblioteca do Morro, assim como livros, material escolar e os gastos das atividades oferecidas.

foto_elissandra_soares_11_editadaDe acordo com o educador social Alécio Fernandes Rafael, 22, a iniciativa de criar um projeto educativo no local surgiu do desejo de transformar a realidade dos moradores e aproveitar os talentos. “Todos ajudam e participam, prova disso é que funcionamos em uma casa cedida por uma moradora”, afirma.

Mesmo de maneira improvisada, o local atende cerca de 380 crianças e jovens e oferece reforço escolar, atividades esportivas, cine debate e consultas, feitas por médicos voluntários.

Além de Alécio, estão a frente da iniciativa a médica Tatiana Fiúza, a jornalista Samaisa dos Anjos e a educadora social Josy Macêdo, todos atuando como voluntários.

Projeto promove atividades para os jovens
da comunidade do Morro do Santiago.
(Foto: Elissandra Soares/G1/Divulgação)

Comentários

Comentários