5
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A Biblioteca Parque de Niterói (BPN) mais uma vez vem inovando a sua programação. No ano passado, a BPM determinou o mês de setembro como mês NERD e trouxe para o público uma programação especial que foi tema de reportagem da Biblioo.

Nos próximos dias, 13 e 14 de abril, a BPN sediará o evento de Literatura Fantástica com entrada franca, organizado pelo Grupo Fantasia Brasil (#fantasiabr) em parceria com a biblioteca.   Para alguns estudiosos, o gênero fantástico no Brasil teve início com Álvares de Azevedo (autor romântico, 1831-1852), com o drama teatral Macário (1852) e os contos de Noite na taverna (1855). Estas obras são consideradas as precursoras da produção fantástica na literatura brasileira no século XIX.  Atualmente, estes romances fantásticos compreendem a ficção científica, a fantasia e o horror.

Folder de divulgação do evento.

Segundo seus organizadores, “É uma proposta de minifeira que leva literatura fantástica de autores brasileiros a faculdades, cursos, clubes, escolas, bibliotecas, salas de leitura e outros locais onde se realizam eventos geek-nerd. A minifeira sempre tem mesas de debates, palestras, presença de autores de fantasia com sessões de autógrafos, atividades lúdicas ligadas ao universo geek-nerd (HQ, RPG, Fantasia e Ficção de modo geral), além de venda de livros de autores brasileiros.”

É o segundo evento da Feira de Literatura Fantástica que acontecerá na cidade de Niterói. A primeira foi realizada em dezembro de 2017 na cafeteria Dice’n’Roll Coffee Tales, no bairro de Icaraí, na região oceânica.

A programação da Feira de Literatura Fantástica na BPN contará com a presença de autores brasileiros do gênero, de cosplayers, swordplay, boardgames, bate-papos, expositores de editoras, histórias em quadrinhos (HQ), role-playing game (RPG). Serão realizadas oficinas, exposição de produtos, sessão de autógrafos, apresentações (atividades físicas com arenas de “swordplay medieval”), além de sorteios e venda de produtos geek-nerd.

Dentre os autores que participarão da Feira Fantástica de 2018 estão a Ana Lúcia Merege, André Regal, Cristina Pezel, Clecius Alexandre Duran, Danilo Sarcinelli, Diogo Andrade, Marcus Siani, Leonardo Reis, Ian Fraser, João Paulo Silveira e Rafael Cordeiro.

Feira vai contar com diversas atrações do universo “Nerd”

Fica evidente com estes eventos na cidade de Niterói, o quanto os romances de literatura fantástica estão em alta como gênero literário no Brasil, atraindo principalmente o público adolescente e jovem. Segundo o site Publishnews, Silvio Alexandre, editor e gestor cultural, os livros de literatura fantástica fizeram crescer o mercado editorial no ano de 2015. Bibliotecários, professores, escritores e editores precisam estar atentos as novas tendências literárias.

Feira de Literatura Fantástica

Localização: Biblioteca Parque de Niterói (BPN)

Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói – RJ.

Dia 13 (sexta-feira) das 14h às 19h e dia 14 (sábado) das 10h às 16h (estacionamento gratuito aos sábados). A entrada é gratuita. Para maiores informações acesse o site e a fanpage do evento

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Breve história para quem nasceu no Brasil do século XXI

Próximo post

Luís Inácio Lula da Silva: um animal político, esculpido e acabado